terça-feira, 14 de maio de 2013

A macaca e a macacada, por Téta Barbosa



Uma macaca de 16 anos, em pleno exercício da rebeldia adolescente, fugiu do zoológico do Recife. Provando, unicamente, que não está fácil para ninguém.
Ela saiu da jaula, ninguém sabe como, numa sexta-feira e passou a madrugada passeando pelas árvores. Em depoimento exclusivo a primata anunciou: se Eduardo Campos viaja mais do que Dilma, por que eu não posso dar uma voltinha?
Durante o tempo de sua fuga, o dia da sexta e a madrugada do sábado, uma equipe de 10 pessoas, entre biólogos, tratadores e técnicos, monitorou os passos, ou melhor, pulos da macaca. Dizem as más línguas que entre um galho e outro ela avisou: só desço da árvore se o Governador descer do muro!
Mas vejam vocês que macaca politizada. O Zoológico passou dois dias fechado até que a adolescente indisciplinada voltasse à jaula. Coisa que, segundo eu soube, se deu sem o uso de força nem tranquilizantes.
Imagino que o tratador deve ter avisado: se não voltar vai ficar uma semana sem facebook em 3, 2....
Ela, que não é besta nem nada, voltou correndo, ou melhor, pulando, e agora virou atração principal do horto. É tanta gente querendo tirar foto que a danada faz até pose de artista famosa. Autógrafos só dá se Dudu (leia-se Eduardo Campos) vier pedir em pessoa e aproveitar a visita para explicar esse pula-pula de galho.
O Horto de Dois Irmãos, que recebe mais de 3 mil pessoas durante os finais de semana, reforçou a segurança do bicho fujão.


Sei lá, vai que no próximo domingo ela resolve fugir de novo e se juntar à nova mania da classe média: a ciclofaixa. Como macaco é bicho circense e a política daqui é do pão e circo, pode ser que o animal compre uma bike nova, capacete, sela de silicone e vá passear na ciclovia móvel. Lá, entre cones e coordenadores do trânsito sob duas rodas, pode ser que ela se esqueça da macacada politiqueira.
Ela, a macaca adolescente, assume o lugar dos primatas que fazem estripulias no picadeiro, e nós, assumimos nossa posição; de palhaços neste circo onde as presepadas não faltam.
Obs: Brincadeiras à parte, a fuga da maca aconteceu de verdade e a nova artista já está recebendo visitas no Horto de Dois Irmãos.

Téta Barbosa é jornalista, publicitária, mora no Recife e vive antenada com tudo o que se passa ali e fora dali. Escreve aqui sempre às segundas-feiras sobre modismos, modernidades e curiosidades. Ela também tem um blog - Batida Salve Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário