Publicado originalmente em 15 de novembro de 2012.
Matéria de Vicente Vilardaga, publicada na Revista Alfa deste mês
QUANTO CUSTA?
Alfa fez os cálculos dos gastos de operação e manutenção de cinco brinquedos de gente grande. Saiba o preço para sustentar suas fantasias
FERRARI FF
R$ 2,8 milhões
A FF tem tração integral e é a primeira Ferrari da história com 4 lugares de verdade. Ou seja, um superesportivo para levar a família inteira, um modelo hatch de alto luxo e também o carro zero quilômetro mais caro vendido no Brasil hoje.
Poucos objetos se tornaram uma prova tão inegável de riqueza. Quer levar um? Esteja preparado para pagar o preço acima e muito mais. Além da quantia desembolsada para a aquisição, um comprador de uma máquina endiabrada dessas tem de ser capaz de bancar seus custos anuais de propriedade – e seus riscos de acidentes e roubo.
Comprar uma Ferrari é só uma parte da história. Outra é sustentá-la, honrar seus impostos, seguro, revisões e manutenções. Se perder a chave codificada, o preço para substituí-la, por exemplo, gira em torno de 5 mil reais.
Se riscarem a porta do motorista e for necessário um pequeno conserto e um retoque na pintura, quanto você acha que vai gastar? Esteja preparado para desembolsar entre 10% e 20% do valor do carro todos os anos – e aí sim, seja feliz.
CUSTO ANUAL (em reais)
IPVA – 125 mil
Seguro total – 200 mil
Troca de óleo (a cada 5 mil km) – 2,5 mil
Combustível (a cada 2 mil km) – 1,5 mil
Total – R$ 329 mil
LANCHA FERRETI 830: PARADA NA MARINA, 37 MIL POR MÊS
R$ 30 milhões
Quem circula em um iate de 80 pés definitivamente não pode se preocupar com dinheiro. Além de desembolsar o valor acima, é necessário também garantir o custeio mensal da embarcação.
Mesmo que você não a coloque na água, a conta impressiona: uma Ferreti desse tamanho parada na marina custa cerca de 37 mil reais por mês.
E se você decidir usá-la com regularidade, vai gastar mil reais por hora de navegação. O iate consome 350 litros de óleo diesel por hora, ao preço médio de 2,7 reais o litro.
CUSTO ANUAL (em reais)
Tripulação (marinheiro e ajudantes) – 180 mil
Seguro – 120 mil
Marina (custo da vaga) – 96 mil
Revisão programada (mão de obra e peças) – 25 mil
Combustível (para navegar 30 horas por mês) – 360 mil
Total – R$ 781 mil
ILHA EM ANGRA DOS REIS
R$ 6,5 milhões por 8,5 mil metros quadrados
O custo de uma ilha depende de sua distância da costa, da existência ou não de água potável, da antiguidade da sua posse, da qualidade das instalações e dos tributos.
Já o custo de manutenção subirá conforme a quantidade de funcionários que viverão ali. A ilha à venda pelo valor acima, por exemplo, está a cerca de 4 quilômetros da marina mais próxima, sem acesso à rede elétrica nem água potável.
Tem uma casa ampla, com piscina, e boas instalações para os funcionários, além de uma voadeira para se locomoverem. A situação dos impostos das ilhas precisa ser analisada com cautela. Há uma taxa cobrada pela União, na proporção de 2,5% a 5% do valor do terreno, chamada laudênio, sempre que ele passa por uma operação onerosa, caso de compra e venda.
Há também tributos anuais, equivalentes ao IPTU, que podem variar de 0,6% a 2% do preço do imóvel.
CUSTO ANUAL (em reais)
Impostos (taxa de propriedade) – 120 mil
Mão de obra (zelador e marinheiro) – 100 mil
Marina (vaga para lancha de 25 pés) – 12 mil
Combustível (gerador e lancha) – 10 mil
Total – R$ 242 mil
LEGACY 650
R$ 60 milhões
O grande prazer de ter um jato executivo é poder sair e chegar dos lugares na hora em que a pessoa bem entende, sem enfrentar filas no check-in e no embarque.
Diferentemente dos outros bens dessa lista, um avião desses não serve só ao lazer de seu dono, mas às suas necessidades de trabalho – é um bem de capital, e não um bem de consumo. Ele gera retorno para os negócios.
Mesmo assim, é o mais emblemático símbolo da riqueza e status que um milionário pode ter. Com um Legacy 650 é possível fazer deslocamentos continentais – voos até Miami, por exemplo, com apenas uma escala, e levar até 14 passageiros em 3 ambientes.
Com o plano de manutenção da Embraer para o modelo, que inclui serviços, peças, mão de obra e eventuais resgates remotos, o cliente paga 32 mil reais por mês e mais uma taxa de 800 reais por hora de voo.
CUSTO ANUAL (em reais)
Tripulação (piloto, copiloto e comissários) – 800 mil
Seguro – 50 mil
Hangaragem (Aeroporto de Congonhas) – 600 mil
Plano de manutenção – 384 mil
Combustível (400 horas) – 1,7 milhão
Total – R$ 3,5 milhões
JOGAR POLO
R$ 500 mil
Se você não tiver amor pelo polo ou algum talento para o jogo, o que pode lhe garantir patrocínio, é melhor escolher outro esporte.
O valor acima é para comprar o básico: uma tropa de 6 bons cavalos ou éguas mestiços de crioulo argentino com puro sangue inglês, número mínimo de animais que se usa em uma partida, e transferir o título de um clube, como o Helvetia, em Indaiatuba (SP).
Fora isso, há o gasto anual com roupas e equipamentos, alojamento, alimentação, saúde, o transporte dos animais e as inscrições nos campeonatos..
A temporada do jogo no Brasil dura 8 meses, uma das mais longas do mundo, e os times competem entre duas e três vezes por semana, o que significa mais gastos.
CUSTO POR TEMPORADA (em reais)
Tratador exclusivo – 30 mil
Veterinário dedicado à tropa – 36 mil
Alimentação (para 6 cavalos) – 24 mil
Equipamentos – 2 mil (por ano)
Transporte (3 fretes por semana durante 8 meses) – 30 mil
Inscrições em campeonatos – 50 mil
Total – R$ 172 mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário