quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Senado quer saber quem autorizou passaporte diplomático de Rosemary



  • Pedido foi aprovado após requerimento do senador tucano Mário Couto
BRASÍLIA - Na última reunião antes do recesso parlamentar, que começa sexta-feira, a Mesa do Senado aprovou nesta terça-feira um pedido de informações ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as atividades do gabinete regional da Presidência em São Paulo. O requerimento foi apresentado pelo senador tucano Mário Couto (PA), que pretende saber quem solicitou e quem autorizou o passaporte diplomático de Rosemary Nóvoa Noronha, que chefiava o gabinete regional, e quais as justificativas para sua emissão.
Mesmo sendo formada em sua maioria por senadores de partidos da base governista, o pedido do senador tucano foi aprovado. Na justificativa do pedido, Couto explica que o pedido foi motivado por reportagem veiculada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, de 27 de novembro, intitulada “Ex-assessora de Lula indiciada pela PF teve passaporte especial”, mostrando que Rosemary possuía passaporte especial e acompanhou o ex-presidente Lula em viagens internacionais durante seu mandato.
Proibida de deixar São Paulo
Rosemary foi afastada da chefia do gabinete regional da Presidência após ser indiciada pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro. Esta semana, decisão da Justiça Federal de São Paulo a proibiu de sair da cidade sem permissão judicial. Rosemary é investigada por formação de quadrilha, corrupção passiva, falsidade ideológica e tráfico de influência.
Indicada para o cargo pelo ex-presidente Lula e mantida na função pela presidente Dilma Rousseff, Rosemary integraria, segundo a Polícia Federal, o grupo chefiado pelo ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira que, supostamente, produzia pareceres do setor público para atender a interesses privados.
O passaporte diplomático, de cor vermelha, é destinado a autoridades, diplomatas ou pessoas que representem o "interesse do país" em missão no exterior. Dá ao portador privilégios, como atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto em alguns países. O passaporte de Rosemary perdeu a validade em dezembro de 2010 e não foi renovado.
O senador Mário Couto já ganhou fama no Senado pelos discursos veementes contra o governo e os casos de corrupção. Recentemente, subiu à tribuna e disse que apostaria seu mandato se o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu ficasse mais de um ano na cadeia. No mesmo discurso, já com as notícias da Operação Porto Seguro, afirmou:
— Minha querida virgem de Nazaré! Como pode uma coisa dessas? Ainda nem acabou um escândalo e o PT começa outro? Não se trata mais só do mensalão, virou uma sem-vergonhice geral! — protestou Mário Couto, quando se referiu à Rosemary Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário