quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O bicho pegou em 2012 para os corruptos e vai pegar também em 2013



Altamir Tojal (blog De Olho no Mensalão)
O bicho pegou em 2012 para os corruptos e vai pegar também em 2013. É preciso ficar atento e agir para que as sentenças do Mensalão sejam cumpridas. Os inconformados com o julgamento farão de tudo para transformar o STF numa grande pizzaria.
Ainda falta ver os principais condenados na cadeia, a perda efetiva dos mandatos dos deputados mensaleiros, a devolução do dinheiro roubado. O STF deu por encerrado o Julgamento do Mensalão, mas muita água vai rolar até que se confirme para a sociedade brasileira que a impunidade começa de fato a deixar de ser regra para os poderosos no Brasil. Ao lado dos intermináveis recursos regulamentares, muita pressão ilegítima e muitas manobras irregulares ocorrerão.
É preciso, portanto, ficar atento e agir para que as sentenças sejam cumpridas. Os inconformados com o julgamento farão de tudo para transformar o STF numa grande pizzaria. Se para a platéia o ministro Gilberto Carvalho vocifera que “o bicho vai pegar”, nos bastidores o PT articula no sapatinho a substituição de Ayres Britto por mais um “companheiro de confiança” para aparelhar o Supremo. E avança o rolo compressor da facção totalitária do partido contra a imprensa crítica.
Mesmo com as dúvidas que restam e apesar de todas as ameaças, o Julgamento do Mensalão foi uma grande vitória política da sociedade. Enquanto a pátria dormia distraída com as alegrias do consumo e as fantasias da propaganda oficial, os acusados e seus asseclas apostavam na preguiça do judiciário, na prescrição das penas, na tradição da impunidade e na apatia política do brasileiro. Mas a pátria acordou e protestou. Quando começamos a exigir o início do julgamento, raros acreditavam que ele ocorreria; quando começou, a maioria não acreditava em condenações; e agora ainda são poucos os que acreditam que as sentenças serão cumpridas.
O caminho para que a justiça seja feita de fato é manter o olho aberto e a pressão da sociedade. Além do Julgamento do Mensalão, 2012 consagrou outras grandes vitórias para a democracia no Brasil, como o início da Lei da Ficha Limpa e o reconhecimento dos poderes do CNJ. O peso da opinião pública foi fundamental nessas batalhas e o bicho pegou para os corruptos. Vamos fazer o bicho pegar para eles também em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário