Por Rita de Rousa
Já mostramos aqui, em vários posts, que o universo animal, por maravilhoso, nunca cansa de nos surpreender. Agora trazemos aos leitores e amigos histórias emocionantes de amizade entre diferentes animais.
O leopardo Salati e o cachorro da raça golden retriever Tommy mantêm uma amizade inusitada numa propriedade rural perto de Pretória, na África do Sul.
Segundo o proprietário, Richard Brooker, de 23 anos, os dois estão sempre juntos.
-
-
“Aonde um vai, o outro vai atrás”, disse Brooker, que mantém em sua propriedade de 750 hectares um programa para ajudar animais feridos ou órfãos, como elefantes, leões e girafas. É o caso de “Salati”, que era órfão e foi entregue a Brooker por um veterinário local.
Casos semelhantes
Mais um caso de “amizade improvável” no reino animal aconteceu na reserva de Shamwari, também na África do Sul. O filhote de elefante Themba, que é órfão, e o carneiro Albert se tornaram melhores amigos:
Bea, a girafa de três anos de idade, e Wilma, a avestruz, passam um tempo juntas no parque Busch Gardens, na Flórida, EUA. Ainda que na África este animais costumem andar com outros da mesma espécie, a girafa e a avestruz construíram uma relação bem próxima.
O hipopótamo bebê Owen, que sobreviveu a um devastador tsunami na costa do Quênia, formou um grande laço de afinidade com uma tartaruga gigante (10 anos), numa reserva animal no porto da cidade de Mombassa:
Depois de perder os pais, o orangotango Roscoe, de 3 anos de idade, estava tão deprimido que se recusava a comer e não respondia muito bem aos tratamentos e remédios. Os veterinários achavam que ele iria se entregar à morte.
Um velho cão encontrado perdido nos arredores do zoológico, quando levado para dentro da sala de tratamento, se encontrou com o orangotango, e os dois, desde então, se tornaram amigos inseparáveis:
A chimpanzé Anjana adotou a filhote de puma Sierra. Foi amor de mãe à primeira vista. Bastou ela chegar ao Institute of Greatly Endangered and Rare Species, na Carolina do Norte, pra não largar mais do filhote postiço:
Pode parecer uma imagem estranha, mas para Sai Mai, essa tigresa de seis anos, o contato com os porquinhos ocorre naturalmente, porque o zoológico de Sriracha, nas proximidades de Bangkok, Tailândia, desenvolve um programa de relacionamentos entre as mais diferentes espécies. Sai Mai, por exemplo, foi amamentada por uma porca até os quatro meses de idade:
Beryl, uma senhora Basset Hound de 16 anos de idade, e a coruja Wol, se tornaram inseparáveis desde a reunião em um refúgio de animais na Inglaterra. Os dois estão muito felizes e podem ser vistos sempre juntinhos em uma poltrona. A amizade surgiu quando sua dona, Sara Ross, percebeu que ambos adoravam assistir televisão à noite:
Uma amizade inusitada na natureza chama a atenção na cidade de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. Uma tartaruga de 15 anos, carinhosamente batizada com o nome da cidade, e uma fêmea de crocodilo de nove anos, Georgia, cultivam uma relação de respeito.
Há quatro anos, os dois animais são vistos juntos em diversas ocasiões, inclusive quando estão à caça de comida:
Uma casa em Wainoni, Nova Zelândia, é cenário de uma amizade realmente inusitada: um gato e um pombo. De inimigos naturais a grandes amigos, Henry, o felino, e Homer, o pombo, vivem em perfeita harmonia:
A cadela chamada Clarence e a alpaca Cindy mantêm amizade inusitada em uma fazenda em Goeming, na Áustria. Os dois animais vivem juntos desde que eram filhotes:
A britânica Pauline Kidner, de 60 anos, que mantém uma fundação de reabilitação de lontras em Highbridge, na Inglaterra, ficou surpresa depois que Garaint, uma lontra órfã, sendo treinada para voltar à natureza. entabulou amizade com a cachorra Mollie. Para Pauline, a amizade foi crucial para a recuperação da lontra chamada:
Após ser rejeitada por sua mãe, a leoa Zinzi passou a ser cuidada pelos funcionários do safári Predator World, em Sun City, na África do Sul. E para surpresa dos funcionários do safári, Zinzi acabou criando uma amizade inusitada com o suricato Bob. Os dois são inseparáveis e chegam a dormir abraçados:
O urso pardo Baloo, o leão Leo e o tigre de bengala Shere Khan, vivem juntos no zoológico de Atlanta após serem resgatados, há oito anos, de um cativeiro mantido por traficantes.
Como foram encontrados juntos, foram mantidos juntos, vivendo em perfeita harmonia:
(Fontes: G1 / Daily Telegraph / Snyder World)
Nenhum comentário:
Postar um comentário