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Não é necessáriodeixar a empresa onde trabalha, como faria o empreendedor, para vivenciar as emoções, riscos e gratificações de uma idéia transformada em realidade”. Desta forma, os empreendedores são importantes não apenas na implantação de novos negócios, mas também nas organizações já consolidadas, já que trazem inovação e fazem as idéias e projetos virarem realidade. De acordo com Makoto Yokoo, Gerente de Apoio aos Empreendedores da Endeavor Brasil, ONG de apoio a empreendedores, o intraempreendedorismo é fortalecido e estimulado nas empresas através dos mecanismos de remuneração variável, onde o profissional ganha a partir dos resultados que apresenta. “A competitividade nas empresas e no próprio mercado é muito grande. Vence quem consegue fazer a diferença”, afirma ele.
Será que o espírito intraempreendedor é um atributo ensinável, que pode ser adquirido com tempo, experiência e esforço? Ou será como vocação, que nasce com a pessoa? Na opinião de Luiz Scistowski, consultor de carreiras, especialista em marketing pessoal e diretor-executivo da Personal Hunter Consultores Associados, o profissional pode desenvolver um espírito empreendedor, mas é necessário que ele tenha aspectos de sua personalidade que sejam compatíveis com esse perfil. “Mudar o perfil psicológico é impossível. É preciso entender que algumas pessoas definitivamente não servem para atuar como realizadores vorazes e não tem curso ou treinamento que mude isso”, ressalta o consultor.
Como saber se você é ou não um intraempreendedor? Para os especialistas ouvidos pelo Empregos.com.br, este profissional apresenta algumas características que fazemno diferente dos demais, tais como: Tem atitude de dono na empresa: não tem olhos apenas para o seu departamento, mas para a companhia como um todo. As organizações podem estimular isso com um plano de obtenção de ações da empresa, fazendo com que os funcionários virem sócios do negócio. Tem paixão pelo que faz: tanto pelo trabalho como pela empresa onde atua. Isso inclui acreditar no negócio e ter a sensação de que a experiência está valendo a pena. Habilidade de transformar iniciativa em “acabativa”: implanta projetos com começo, meio e fim.
É persistente: faz de tudo para que o negócio dê certo e dissemina a idéia para os outros colaboradores, atuando como líder da equipe e encorajando-os a continuar.
Prof. Heinz
www.heinz.adm.br - E-mail: contato@heinz.adm.br
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