Terra esquenta interior da bem decorada residência
Quem vê de longe as rústicas pedras que dão forma a esta casa de campo na província espanhola de Segóvia, a noroeste de Madri, não imagina a quantidade de design escandinavo que ela guarda atrás de suas grossas paredes. E a surpresa pode ficar maior ainda quando se percebe que a identidade moderna dos móveis dinamarqueses, suecos e finlandeses cabe como uma luva dentro dos elementos vernaculares da construção original.
A morada foi encontrada praticamente em ruínas pela arquiteta local Ana Girod quando seus atuais proprietários lhe encomendaram um profunda reforma, que trouxesse a casa de vota à vida. Respeitando o caráter singular da edificação, Ana manteve intacta a estrutura de pilares e vigas de madeira, mas pôs abaixo as paredes internas, para ampliar espaços. O piso recebeu cimento queimado nas áreas sociais, e madeira clara nas privativas.
A decoração de inspiração nórdica preenche com estilo os espaços internos. Há uma clara reverência aos criadores lendários do passado: Eero Aarnio aparece no living com sua famigerada cadeira Pastilha, em um vivo tom de laranja semelhante ao das luminárias esculturais Ring Leuchte, de Verner Panton; um par de cadeiras do mestre Hans J. Wegner dá às boas vindas a quem chega, no hall de entrada; e uma poltrona PK 31, de Poul Kjaerhom, impõe respeito na sala de leitura. A verdadeira inovação arquitetônica proposta pela espanhola, no entanto, não é visível a olho nu: o sistema de aquecimento da casa. As dimensões e materiais da construção antiga tornavam-na resistente aos aparelhos de climatização comuns. A arquiteta criou então uma solução geotérmica, em que coletores de energia aproveitam o calor que vem não do sol, mas do interior da terra, e esquentam os ambientes com mais eficiência e economia energética.
Gerações mais contemporâneas de designers (e produtos) nórdicos também estão lá. Cadeira e mesa de centro da linha Papa, de Jonas Lindvall, chamam a atenção no fundo da sala de estar; tapetes da sueca Kasthall cobrem o piso em diversos ambientes; e uma luminária Garland, de Tord Boontje, é a estrela do colorido banheiro. A casa se propõe um modelo de décor global, ao proporcionar a convivência entre o melhor do design da Escandinávia com os elementos construtivos castelhanos tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário