quinta-feira, 6 de setembro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - SEMANA DA LOGGIA DEI LANZI O movimento e a fúria na obra de Giambologna



Giambologna nasceu em Douai, Flandres, hoje cidade francesa. Estudou em Antuérpia e foi para Roma continuar seu aprendizado, em 1550. Muito influenciado por Michelangelo, aprofundou-se no estudo das estátuas clássicas e desenvolveu um estilo maneirista muito original. Tinha especial interesse pelos problemas espaciais e dava muita importância às superfícies refinadas, de fria elegância e beleza. O que não impedia que representasse com insuperável realismo a emoção que dominava os personagens cuja ação esculpia.
Suas duas obras na Loggia dei Lanzi, O Rapto das Sabinas e Hércules e o Centauro,são um exemplo expressivo do conhecimento que Giambolgna tinha de seu ofício e de seu imenso talento.


O Rapto das Sabinas (1529/1608) não foi uma encomenda, como acontecia mais frequentemente. Quando o Grão Duque Francesco I a viu, ficou entusiasmado e ordenou que fosse colocada em local de prestígio e nada mais prestigioso, para Florença, do que a Loggia dei Lanzi, onde já estava o célebre Perseu de Cellini.

 

Esculpida em um único bloco de mármore, com 4m10 de altura, o maior já transportado para Florença, é uma composição de grande originalidade. Uma façanha em termos de técnica e uma composição do tipo figura serpentinata, de movimento helicoidal, ou seja, a obra pode ser apreciada em toda a sua inteireza.
Essa tipologia havia sido proposta por Leonardo da Vinci e explorada por Michelangelo, mas a peça de Giambologna foi a primeira das grandes obras da arte renascentista a oferecer múltiplos pontos de interesse para o apreciador da arte da escultura. O Rapto das Sabinas é uma das mais célebres esculturas numa terra onde esse tipo de arte tem representantes do maior quilate...


Embora menos célebre que O Rapto das SabinasHércules e o Centauro é também impressionante. Impossível não sentir, ao olharmos para a estátua, a força exercida por Hércules em seu momento de fúria contra o centauro.
O conhecimento do corpo humano, aliado a uma fantástica sensibilidade, fazem de Giambologna um mestre em sua arte. Gosto especialmente de ver o braço de Hércules em movimento e de notar a determinação em seu rosto.
A Loggia dei Lanzi nos apresenta pois três obras-primas da escultura: o Perseu de Cellini, e as duas obras de Giambologna. Em nossos dias os originais ameaçados pela poluição e pela ação de vândalos, podem ser vistos em museus florentinos, onde são preservados da ação do “progresso”. Como as cópias são perfeitas, a beleza da Loggia, e sua riqueza, estão preservadas. O Ministério da Cultura italiano não brinca em serviço...

Loggia dei Lanzi, Florença

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