quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ALPHORN O CORNO DOS ALPES


HOCUS & POCUS

Ralph J. Hofmann
Caros Drs Hocus & Pocus
Gostaria de saber se o nome Alphorn (Alpe + Chifre)  se refere a alguma tendência de habitantes dos países alpinos  a tomarem gosto por serem os últimos a saber como suas esposas passam as tardes junto aos leiteiros e padeiros da vizinhança.
Alceu Pruriginosi
Caro Alceu
Você ouviu a vaca mugir mas não localizou a lata de leite.
Na verdade o Alpenhorn, é uma trompa cuja origem se perde nas brumas do tempo. Há excelentes  exemplares,  em museus, datando de 600 anos. Não se sabe se essas trompas eram originalmente para enviar mensagens de um monte alpino a outro, ou simplesmente são o resultado dos longos invernos em que o pessoal da roça não tendo mais nada para fazer, senão relógios cuco, passou a esculpir estas intrincadas estruturas de madeira.

Por outro lado talvez servissem também para que um irmão, de guarda no caminho pelo vale, avisasse seu irmão com toques de trompa: “Fritz, sai já da casa da Frida porque o marido dela já está chegando.  (Algo como acorda Maria Bonita, Levanta vai fazê o café/ que o dia já vem raiando / e a polícia já está de pé,  apenas mais solene).
Há considerações sobre por que este instrumento nunca se popularizou fora dos Alpes.
Cremos que o nosso amigo Marc Aubert seja o mais qualificado para responder. Dizem que o Marc tentou trazer um Alpenhorn no C-47  (DC-3) reformado que o trouxe ao Brasil em priscas eras.  Como queria trazer um bastante imponente (começam com 2,40 m) o instrumento não coube no avião.
Atenciosamente
Hocus & Pocus

Nenhum comentário:

Postar um comentário