quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Construtoras se mobilizam para equilibrar mercado de trabalho


CONSTRUÇÃO CIVIL Notícia da edição impressa de 10/09/2012
JORNAL DO COMÉRCIO-PORTO ALEGRE-RS

Conrado Esber
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Rotatividade alta é um problema a ser atacado, afirma Garcia, do Sinduscon-RS
Rotatividade alta é um problema a ser atacado, afirma Garcia, do Sinduscon-RS
Quando uma nova obra ou reforma está para começar e é chegado o momento de encontrar funcionários da construção civil disponíveis, há problemas à vista. Este é o drama de quem vive da entrega de obras: construtoras, empreiteiras e incorporadoras. As razões passam por diversas pendências, desde a falta de uma melhor educação básica para as classes mais baixas, de onde normalmente são recrutados esses funcionários, até a estagnação econômica brasileira dos anos 1980 e 1990, que levaram muitos profissionais do setor a abandonar martelos, colheres de pedreiro, prumos e outros equipamentos.

“Esse trabalhador que deixou a construção civil não está voltando, ele procurou outra função para garantir sua subsistência. Durante muito tempo, não se investiu em escolas profissionalizantes, não tinha mercado de trabalho também”, explica Valter Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre. O resultado da grande debandada é que, quando a atividade no setor se intensificou, em 2005, as empresas tiveram que contratar pessoas sem experiência e formá-las em meio às obras.

Se já é complicado ensinar alguém durante o trabalho, a tarefa torna-se ainda mais difícil quando o novo funcionário tem pouca instrução. O operário da construção civil, na maioria dos casos, tem baixo grau de escolaridade e não é comum encontrar funcionários com dificuldade para ler e escrever. “Recordo de um pedreiro que me dizia que sabia todas as letras, só não conseguia juntá-las. Espero que o Brasil possa melhorar a sua educação básica, porque a construção civil vai seguir contratando pessoas de menor escolaridade, mas já teremos um patamar melhor do que o de hoje”, considera Paulo Garcia, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).

Outra dificuldade enfrentada pelas empresas é manter o quadro de funcionários. A rotatividade é altíssima. O setor contrata cerca de 1,5 milhão de novos trabalhadores por ano, mas dispensa outros 1,5 milhão por ano também. “É praticamente um por um”, indica Paulo Garcia. Esse troca-troca de capacetes acontece por vontade dos próprios operários, que pedem para ser dispensados ou forçam uma demissão. Uma vez livre, o trabalhador se torna apto a receber benefícios do governo, como o seguro-desemprego e pode, ao mesmo tempo, procurar “bicos” para aumentar o orçamento. “O bom trabalhador pede para ser demitido prometendo voltar para a empresa num futuro próximo. O mau trabalhador começa a faltar, deixa de produzir e acaba dispensado também. A legislação trabalhista brasileira é antiquada e induz para isso”, salienta Garcia.

Melnick Even oferece cursos de profissionalização para enfrentar escassez de mão de obra

Em parceria com o Senai e o Sinduscon, a construtora Melnick Even resolveu deixar de lidar apenas com o problema e passou a enfrentá-lo. Desde 2009, a empresa oferece cursos de profissionalização a operários interessados em aumentar suas chances no mercado. Do início das atividades até agora, já se formaram 200 novos pedreiros, ferreiros, carpinteiros, entre outras especialidades. “Há, no mercado, uma escassez de mão de obra muito forte. Então, nós adotamos uma solução que chamamos de Empreiteiro Parceiro, e uma das etapas desse projeto inclui cursos de capacitação aos funcionários da construção civil”, explica Alexandre Moretto, gerente de suprimentos da Melnick Even.

Participam das aulas os operários menos qualificados, aqueles que normalmente trabalham limpando os canteiros de obras ou ajudando algum profissional, o chamado “servente”. Em cerca de dois meses - os cursos tem em média 80 horas -, eles saem com um diploma reconhecido pelo Senai, sem custo algum. Basta ter disposição para aguentar três horas a mais longe de casa, de segunda a quinta-feira.

O agora carpinteiro da Melnick Even, Arno José Carvalho, soube aproveitar a chance. Ele é um dos muitos funcionários que ingressaram no mercado da construção civil quando as vagas e oportunidades apareceram aos montes, há cinco anos. Até então, ele trabalhava com pinturas de caminhões. “Eu fiz dois cursos ano passado, um de pedreiro e outro de carpinteiro. Para mim foi bom até demais. Quem está qualificado tem chance de crescer mais rápido, e quem não aproveitar as oportunidades pode se dar mal, porque é uma preparação para sempre”, alerta.

Carvalho orgulha-se em dizer que tem duas filhas cursando faculdade particular de Contabilidade.  E salienta que, agora, recebendo já como carpinteiro profissional, ele pode contribuir no pagamento do estudo de suas filhas. “Minha família reconhece o meu esforço, mesmo que no começo minha mulher tenha ficado chateada por eu ter ficado quatro meses chegando tarde por causa dos cursos. Mas, quando eu apresentei o primeiro diploma, todo mundo ficou feliz por mim”, entusiasma-se.

As inscrições nos cursos oferecidos pela parceria entre Melnick Even, Senai e Sinduscon são abertas a qualquer interessado, independentemente de onde ele esteja trabalhando. “Escolhemos algum canteiro que tenha espaço e com uma van recolhemos os alunos que estão em outros canteiros de obras. Nós oferecemos uniforme, lanche, treinamento e deixamos eles no ponto de ônibus depois da aula”, indica Alexandre Moretto. Até o final do ano devem ser formadas mais seis turmas de 20 alunos.

Engenheiros já saem empregados da faculdade

Assim como os operários de construção civil, os engenheiros também tiveram que se adaptar durante o longo período de estagnação do setor. Muitos passaram a atuar na área financeira, fugindo da sua área de formação. “Nas últimas duas décadas, o desejo de cursar uma faculdade de engenharia estava num segundo plano, porque a construção civil não estava na sua plenitude. As pessoas que se formavam não conseguiam se sustentar no
mercado de trabalho”, ressalta Carlos Alberto Aita, diretor administrativo da incorporadora gaúcha Nex Group e integrante da comissão técnica da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

Com o grande aumento da demanda, os engenheiros que se mantiveram na profissão no período em que havia pouco emprego estão valorizados. Mas eles são poucos para atender à necessidade do mercado. Por isso, as empresas estão recrutando estagiários recém-aceitos na faculdade para contratá-los logo após a formatura já com experiência. “Na década de 1970, quando eu fiz faculdade, eu já sabia que iria me formar empregado. E agora isso voltou”, indica Aita.

No segundo semestre de 2011, o mercado da construção civil desacelerou, embora continue extremamente aquecido na comparação com a demanda de seis anos atrás. E agora, além do mercado imobiliário, há planos de governo que garantem emprego para engenheiros de diversas áreas. “Obras de saneamento, estradas, pontes e até ferrovias no País garantem novos mercados para o engenheiro desenvolver o seu trabalho”, conclui Carlos Alberto Aita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário