sexta-feira, 20 de julho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - SEMANA PABLO PICASSO Cerâmica: Cabeça de Mulher (1948)


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
20.7.2012
 | 12h00m

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso nasceu em Málaga no dia 25 de outubro de 1881, filho de Maria Picasso López e de José Ruiz Blasco, pintor, professor e curador de museus.
Ao contrário do que se possa pensar, Picasso cresceu, estudou, entrou em contacto com as Artes Plásticas e com a vida em sua Espanha natal. Viveu ali até os 23 anos e apesar de todo o esforço dos franceses, Picasso é um artista espanhol...
Um dos homens que mais marcaram o século XX, seu nome deu origem a um adjetivo que está dicionarizado em várias líguas: picassiano. E ele, mais do que ninguém foi sempre, em tudo que fez, picassiano.
Grande em todas as formas de arte em que se envolveu, Pablo Picasso não é artista que possa ser revisitado em poucos dias. Podemos estranhar seu estilo, discordar de sua forma de ver os objetos e as pessoas, rejeitar a desconstrução que faz da figura humana para depois reconstruí-la de modo do muito peculiar, mas bastante revelador, mas nunca negar que a sua é uma arte que influenciou e formou gerações.
Esta semana foi do ceramista que se apaixonou por essa que é uma das mais antigas formas de arte criadas pelo homem. Primeira “arte do fogo”, antes da metalurgia ou da vidraçaria, a palavra cerâmica designa o fabrico e o conjunto de objetos feitos em barro cozido que passa por uma transformação ao longo do cozimento em temperaturas bastante elevadas.
No início apenas utilitária, a cerâmica tornou-se muito rapidamente uma forma do homem se expressar artisticamente. É testemunho dos valores estéticos das civilizações que nos precederam, que lhe foram dando formas mais ou menos elaboradas, como os gregos, os pré-colombianos, os chineses (que a partir da cerâmica criaram a porcelana), os árabes, os europeus. Para o mundo a ter descoberto, foi um pulo, e aqui no Brasil temos belos exemplos da arte da olaria.
Picasso no Atelier Madoura, Vallauris
Pretendo um dia, e confesso que ainda não sei como, fazer cinco dias só com Guernica. Talvez seja uma boa ideia, talvez não. Mas como nem tudo que sonhamos ao virar realidade é interessante, vai ver não chegarei lá. A conferir, como diz muitas vezes o Vitor Hugo Soares...


“Cabeça de mulher com enfeite no cabelo”, foi feita em argila branca, duas peças modeladas e juntadas, com decoração em engobo negro, amarelo, azul, com incisões para realçar os traços do rosto feminino, medindo 40 x 34,5 x 32 cm

Acervo Museu Picasso, Paris

Prato que bem revela a alegria que sentia em Vallauris...

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