terça-feira, 8 de maio de 2012

Desviar recursos da Saúde deveria ser considerado crime hediondo


Magdala Domingues Costa
Jornalista Gabeira, não sou política, não li seu artigo no “Estadão”, mas animo-me a lhe escrever concordando com suas colocações. Quem estudou um pouquinho de literatura – fazia parte dos programas antigos do ginásio e segundo “ciclo” – conhece Ernest Hemingway, sua obra e sua trajetória de vida aventureira, acidentada, findando com o suicídio.
A “Geração Perdida”, termo atribuído a Gertrude Stein e popularizado por Hemingway em seus romances, refere-se a um grupo de celebridades literárias americanas que se apaixonaram pela Cidade Luz e lá decidiram viver, entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o começo da Grande depressão americana.
Woody Allen reviveu essa época com suas principais personagens em seu magnífico “Meia noite em Paris” e eu, cá a sós com minha sombra, tracei um paralelo entre uma época dourada, culturalmente falando, e esta de trevas, que agora nos assola, apresentando casos patéticos como este do governador do Rio e sua “banda” cínica
Quanta vulgaridade!! Valha-nos Deus!! Até para ser irresponsável exige-se um requisito que muuuito antigamente denominava-se CLASSE. Não adiantam griffes famosas quando quem as ostenta não possui elegância interior, de atitudes também. São máscaras, nada mais, lambuzadas de pretensão, isentas de conteúdo, vazias, fantoches desorientados, vagando em seu mundinho irreal, pequeno, na medida exata de seus egos deformados.
Quem nunca comeu mel, quando come se lambuza, reza um provérbio antiquíssimo. Imagino os espectadores do triste espetáculo que a tchiurma do Cabralzinho apresentou.
O que pensaram daquela corriola terceiro-mundista de noveaux riches se esbaldando à tripa forra, supinamente deselegantes e… “financiados” com dinheiro público.
Jornalista, não sei se já visitou uma enfermaria com doentes de câncer, em estado terminal, em hospital da rede pública. Eu tive essa experiência e jamais, enquanto viva, a cena me sairá da memória. Como o senhor afirma: “corrupção na saúde mata”.
É crime de lesa humanidade desviar recursos da Saúde e deveria ser considerado CRIME HEDIONDO, com as penas previstas na lei, bastante rigorosas.
Pergunto-me se algum dos frequentadores conhece ao menos os rudimentos do idioma de Voltaire. Não me admiraria, se no auge de sua pompa, ao consultar o “menu”, hajam pedido “crevette” de camarão….
Há muito me exilei em minha própria cidade temendo emburrecer, além de viver enfurecida. Mas não resisto a um comentário de vez em quando, esperando que nos espaços anônimos, onde se expressam tantas pessoas de bem, os brasileiros decentes ofendidos, aviltados, se processe o milagre da conscientização e toda essa corja retorne às profundezas abissais de sua insignificância moral, de onde jamais deveria haver emergido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário