terça-feira, 8 de maio de 2012

Cinco atitudes para dar um up nas vendas: A diferença entre “o vendedor medíocre” e o “vendedor de sucesso”



Por que uns vendem e outros não? A diferença entre quem bate metas e quem é demitido está na atitude!


Tenho convivido com vendedores que reclamam o tempo todo que as vendas não acontecem e que o mercado está parado. Por outro lado observo que há aqueles que prosperam significativamente em seus resultados e batem suas metas com alegria e entusiasmo.

Como justificar isso? Por que uns vendem e outros não? A resposta é simples e se resume em apenas uma palavra: “Atitude”. Uma mudança de atitude é capaz de modificar drasticamente os seus resultados. As cinco ações que podem mudar sua vida são:

Tempo – Enquanto o vendedor medíocre faz questão de faltar ao curso para ver o jogo do seu time ou ir ao bar beber com os amigos, o consultor de vendas investe seu tempo em conhecimento sobre o produto, o cliente ou o mercado.

Dinheiro - O vendedor medíocre acha mais “inteligente” gastar o dinheiro com bebidas e cigarros do que investi-lo em algo que pode lhe trazer retorno. O vendedor de sucesso vê na capacitação uma forma de investimento e participa de cursos, palestras, treinamentos, workshops ou tudo que possa lhe trazer benefícios.

Ética – O vendedor medíocre perde tempo falando mal de seus concorrentes. Ele também se preocupa em levar vantagem em cima do cliente e faz aquela força pra vender algo que ele não precisa ou empurrar mais um produto que já está encalhado no estoque. O vendedor de sucesso tem princípios, caráter e ética, então se coloca como parceiro do cliente e lhe orienta para que ambos possam ganhar com a negociação. Para o vendedor bem sucedido, o sucesso do cliente está em primeiro plano e o que interessa é fidelizar para vender sempre.

Relacionamento – O vendedor medíocre vê o cliente como um número e não se interessa sinceramente pela relação. Para ele, o cliente só tem valor quando fecha o pedido. O vendedor de sucesso investe no relacionamento e valoriza os aspectos pessoais e emocionais da relação, pois sabe que assim venderá muito mais, além de conquistar um amigo que o indicará para outros negócios.

Crença – O vendedor medíocre desiste em qualquer obstáculo, põe a culpa nos fatores externos e acha melhor chegar em casa e privar sua família de conforto porque não conseguiu vender do que encarar o mercado e fazer acontecer. O vendedor de sucesso chama para si a responsabilidade e sabe que ele é o único que pode mudar a situação. Ele acredita no que faz, tem brilho nos olhos e enxerga o processo de vendas como algo prazeroso e que pode melhorar a vida das pessoas!

Em qual lado você está?

André Vinícius é palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoasnegociação, e marketing digital (Cursos online e palestras). É pós-graduando em Marketing e Empreendedorismo. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação nacional em vendas. (Currículum) É colunista na área de negócios e mercado imobiliário em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país (mídia). Autor dos Livros: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena) e Carreira e Negócios: 350 dicas para construir uma história de sucesso (Editora Dracaena).

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