domingo, 14 de junho de 2015

Se o seu banqueiro suíço falasse...



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Os grandes escândalos no Brasil, em geral, são descobertos e desvendados por iniciativas de fora para dentro do País. A Operação Lava Jato retoma tal rotina. Agora, duas contas controladas na Suíça por Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras que sempre negou em juízo guardar dinheiro no exterior, podem ser a pontinha para escancarar, de forma definitiva, como brasileiros (ricos ingênuos ou corruptos profissionais) driblam o fisco e escondem US$ 400 bilhões de dólares em bancos suíços. Para nossa vanglória, ganhamos até dos hermanos argentinos, que guardam US$ 200 bilhões lá pelas bancas dos alpes.

O escândalo do HSBC e o da FIFA são uma pontinha do iceberg. O governo dos Estados Unidos da América forçou o poderoso UBS (União de Bancos Suíços) a fornecer os nomes de 52 mil clientes que seriam titulares de contas ilegais. Embora contrariada, o UBS será forçada a abrir o bico, sob o risco de ser impedida de atuar no mercado norte-americano - onde obtém um terço de seus lucros. A mesma medida por ser aplicada a outros bancos suíços, apesar de uma manobra desesperada de políticos conservadores de lá para colocar o segredo bancário protegido pela Constituição Federal.

A lei de 1934, que formalizou um procedimento de sigilo que imperava desde 1714, acaba de virar pó, depois de tantos escândalos e evidências de que o dinheiro guardado na Suíça, geralmente oriundo de corrupção ou de ações do crime transnacional organizado, também ajudava a financiar o terrorismo. A queda das Torres Gêmeas em Nova York, simbolicamente, gerou a derrubada formal do tão propagandeado "segredo bancário suíço". Além dos EUA, a União Europeia também joga a favor do fim dos paraísos fiscais pelo mundo afora. O encarregado do departamento do Tesouro britânico, Alistair Darling, já apelou aos suíços para se ajustarem às leis fiscais e bancárias europeias...

Parece previsível a derrocada do império financeiro suíço e de outros, em Luxemburgo, Caribe ou o extremo Oriente. A próxima reunião do G-20 em Londres vai debater sanções contra os libertinos mercados financeiros "offshore". Os grandes bandidos políticos brasileiros, e alguns ricaços sem noção do perigo, que escondem muito dinheiro lá fora, têm motivos concretos para perder o sono. As agências de inteligência norte-americanas já têm um mapa completo de quem figura na lista de grandes depositantes.

O medo concreto de alguns brasileiros corruptos (ou idiotas mesmo) é serem pegos de surpresa pelo FBI, no meio de alguma viagem turística ou de negócios, e acabarem presos - como aconteceu com o ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol e ex-conselheiro da FIFA, o brasileiro José Maria Marin. Por medida de segurança, os bandidos que podem, estão confiando que podem se proteger com passaportes diplomáticos (obtidos na base da politicagem e do tráfico de influência). No entanto, o Tio Sam adverte que a manobra pode não funcionar a partir de agora, com toda a safadeza devidamente mapeada.

Os próximos meses serão de muita tensão para os corruptos (e para os idiotas, também)!

Excelências


O jornalista Claudio Julio Tognolli denuncia a ordem do ofício acima - que deixa os agentes federais pts da vida com seus superiores, ao serem obrigados a tratá-los como "Vossas Excelências" - mesmo tratamento dispensado aos magistrados...

Tognolli lembra o ensaísta mexicano Octavio Paz - cuja tese advertia que "a primeira forma de corrupção se dá na linguagem"…

Impor o pronome de tratamento para delegado de polícia é mais uma das grandes obras da Era nazicomunopetralha...

Incompetentos


Doando a quem doer


União forçada




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário