sexta-feira, 1 de agosto de 2014

QUE VERGONHA DE NÓS!



(Diego Casagrande - 29.07.2014 - jornal METRO Porto Alegre)

O Brasil é uma grande piada do ponto de vista humano. Uma piada de mau gosto. Somos uma nação que despreza o que de mais importante existe para a humanidade: a Educação. Entendeu ou quer que desenhe? E-du-ca-ção! Com ela, vem a verdadeira liberdade e o progresso. Sem ela, o atraso e a treva. Foi graças à educação, e o que ela gerou na sequência, que o homem descobriu as vacinas, os antibióticos e tanta coisa fundamental na vida. Foi graças a ela que hoje temos a internet, os telefones celulares e tanta coisa que não imaginamos viver sem no mundo atual. Se quiser evoluir, aposte no conhecimento. O resto vem a reboque. Só que em nosso país a educação ainda é artigo negligenciado por governantes bufões.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) leva em conta a expectativa de vida, educação e o PIB per capita. Foi criado há mais de vinte anos pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para classificar os países e assim servir de parâmetro para aqueles que desejam evoluir. Disparada na 1ª posição está a Noruega, seguida pela Austrália, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá, Singapura e Dinamarca. E nós? Estamos patinando, claro.

O IDH nos desmascara. É revelador da nossa vergonha. Fico constrangido só de manusear o material que acaba de ser divulgado pela ONU. Estamos na patética 79ª posição no ranking, atrás de países como Líbia, Romênia, Cuba, Estônia, Brunei, Sri Lanka, Ilhas Seychelles, Venezuela, Azerbaijão e Cazaquistão. Dá vontade de chorar.

Em 1980, a Coreia do Sul tinha pontuação que a colocaria na 125ª posição de hoje, ao lado do Quirguistão. Só que este pequeno país asiático vinha investindo pesado em educação e liberdade econômica desde os anos 60. Atualmente, é o 15º IDH do mundo, com renda per capita de US$ 30.345, mais que o dobro da brasileira, e escolaridade média de 11,8 anos, enquanto no Brasil ficamos em 7,2 anos.

Não há mistério. É isso o que dá tratar a educação como lixo. Queriam o quê pagando miséria aos professores? Esperavam um país diferente investindo quase nada na educação básica? Onde estão as necessárias escolas de turno integral? O desprezo dos governos, dos políticos e da própria sociedade pelo que mais importa a uma nação, cobra um preço alto. E é justamente por isso que não temos saída. Ou investimos em educação, de verdade, sem mentiras, ou seremos sempre uma vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário