terça-feira, 19 de agosto de 2014

OBRA-PRIMA DO DIA (URBANISMO) Trier: 'Roma do Norte'

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
19.8.2014
| 12h00m

Trier é a mais antiga cidade da Alemanha. Situada às margens do Mosela, perto de Luxemburgo, é um tesouro de ruínas Romanas. Conhecida como Roma do Norte, Trier serviu como base para os territórios Romanos do norte da Europa.
Seu nome original, Augusta Treverorum, revela quem a fundou e a data de sua fundação: o Imperador Augusto, em XVI a.C. Não era, no entanto, terra de ninguém antes dos Romanos lá aportarem. Fora ocupada durante muitos séculos pelos celtas da tribo Treveris.
   
                                                   Maquete de Augusta Treverorum
Augusta Treverorum foi capital dos territórios do norte europeu, parte do Império Romano do Ocidente por 400 anos. Foi o principal centro do Cristianismo ao norte dos Alpes e serviu de residência para oito imperadores Romanos. Com o declínio do Império Romano, foi ocupada pelos Francos em 459. Fez parte do império de Carlos Magno. No século XII foi um dos mais importantes arcebispados da Igreja Católica. Em 1802, Napoleão passou por ali com sua Grande Armée e fez questão de deixar sua marca, reformando e derrubando muitos monumentos.
Desde 1815 pertence à Alemanha. Foi ali que nasceu e fez seus primeiros estudos Karl Marx. A cidade sofreu com os bombardeios da II GG e hoje está localizada na Renânia-Palatinado, um dos estados alemães.
Eis alguns de seus monumentos:

Porta Nigri
Seu nome vem da Idade Média devido à cor escurecida das pedras originais; o nome Romano não foi preservado. Os habitantes de Trier a chamam simplesmente Porta.
Construída em arenito cinza entre 186 e 200 d.C. , era parte de um sistema de quatro portas que guardavam a entrada da cidade. A Porta Alba guardava a entrada para quem vinha do leste; a Porta Media, a entrada ao sul; e a Porta Inclita a que dava para o oeste. A Porta Nigri, que guardava o norte da cidade retangular, é a única que ainda existe.
 
                                                            Porta Nigri
Na Idade Média já não eram usadas como portões de acesso e muitas pedras foram removidas para reutilização em outros edifícios. Da Porta Nigri foram arrancadas de suas pedras suportes de ferro ou chumbo; os traços dessa destruição ainda podem ser vistos.
 
O pátio interno da Porta Nigri
Para salvá-la da destruição total, os habitantes de Trier a transformaram em uma igreja. Assim a Porta Nigri ficou até a chegada de Napoleão, em 1802, quando ele ordenou a dissolução da igreja. Em 1804, ao voltar a Trier, exigiu que a Porta Nigri voltasse a ser como no tempo dos Romanos, o que foi feito.

Aula Palatina
A Basílica de Constantino, ou Aula Palatina, foi um palácio Romano construído por ordem do Imperador Constantino no início por volta de 310 d.C. Não era um edifício solitário, como hoje: tinha pequenas construções ligadas a ele. Possuía um hipocausto, sistema de aquecimento que passava pelo piso e pelas paredes.
 
                                                             Aula Palatina
Foi no final do século XIX, por ordem de Frederico Guilherme IV da Prússia que a Aula Palatina foi restaurada para voltar a ser como os Romanos a fizeram. Em 1856 passou a ser uma igreja protestante. Em 1944, sofreu com o bombardeio das Forças Aliadas. Quando restaurada após o fim da II GG, as decorações internas não foram recuperadas e por isso suas paredes internas são também de tijolos.

 
                                                       Interior da Basílica

As Termas do Imperador

                                                          Kaiserthermen
Havia várias termas em Trier, mas as maiores são as Kaiserthermen, ou Termas do Imperador. Construídas no início do século IV, durante o reinado de Constantino, elas eram o terceiro maior complexo de termas de todo o mundo Romano.
 
                                                         Interior da Kaisertherm

A Catedral de Trier
 
                                                       Catedral de Trier

Assim como a cidade onde está, a Trierer Dom ou Catedral de Trier, é a mais antiga da Alemanha. Foi construída por Constantino, o primeiro imperador cristão, sobre o palácio de sua mãe, Helena. Começou a ser erguida em 326 d.C. para comemorar o 20º ano de seu reinado. Foi restaurada algumas vezes e, a cada vez, perdia em tamanho. A original era quatro vezes maior do que a que vemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário