terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Israel, potência mundial em nanotecnologia


15/02/16 Posted by Coisas Judaicas
Coisas Judaicas


Nos últimos nove anos, pesquisadores israelenses em nanotecnologia entraram com 1.590 patentes ( 769 concedidas até agora) , publicaram 12.392 artigos acadêmicos sobre o assunto, e houve 129 histórias de sucesso em nanotecnologia, que incluem estabelecimento de startups , venda de ideias ou tecnologias para multinacionais , licenciamento de patentes, etc. Inovações da nanotecnologia israelense são parte de alguns dos maiores e mais inovadores produtos e tecnologias do mundo, nas áreas farmacêutica, água ,diagnóstico , energia ,  segurança e até coloração de cabelo.

E, atualmente, existem mais de 1.600 programas de pesquisa em curso entre as universidades israelenses e empresas locais ou internacionais que estudam a utilização de pesquisas em nanotecnologia realizadas em Israel em uma série de aplicações nos âmbitos industrial, infraestrutura e tecnologia da informação.

Isso seria mais que suficiente para Israel ser considerado uma superpotência em nanotecnologia , de acordo com Dan Vilenski , um empresário israelense que acredita que o ” próximo bilhão ” de Israel esteja extamente no negócio de nanotecnologia . ” Daqui a dez anos , o mundo vai parecer completamente diferente , graças à nanotecnologia , e Israel terá muito a ver com isso”, disse Vilenski , que dirige a Iniciativa Nacional de Nanotecnologia de Israel( INNI ) , e está ajudando a organizar a edição de 2016 da Feira e Congresso NanoIsrael
O fato de que a nanotecnologia não decolou tanto da maneira que a mídia retratou que iria acontecer ao longo da última década e meia,  não incomoda Vilenski .

“Houve muito ceticismo também quando o transistor foi lançado, por exmplo, e olhem para o mundo agora “, disse ele . ” E mesmo que isso não seja totalmente óbvio , no entanto, já estamos vendo a nanotecnologia erguer uma série de indústrias . Acontece que os produtos têm a mesma aparência exterior , por isso, as pessoas não percebem o que está acontecendo lá dentro deles. ”

Concordando com Vilenski, está Rafi Koriat , que preside a NanoIsrael 2016, marcada para 22 de Fevereiro , em Tel Aviv. ” Como muitas outras tecnologias , a nanotecnologia em seus estágios iniciais tem sido evolutiva , mesmo que opere de formas revolucionárias . Logo, no entanto , vamos começar a ver o lado mais revolucionária da nanotecnologia diante de nossos olhos” .

Um bom exemplo : A empresa israelense de tecnologia na área de energia, 3GSolar, que está usando nanotecnologia para desenvolver células de energia fotovoltaica integradas que permitem que dispositivos de consumo recarreguem-se não com sol, mas com iluminação normal – incluindo iluminação elétrica – dentro de casa, eliminando assim a necessidade de baterias completamente.
nano2
Se Israel tem um programa de nanotecnologia notável, é em grande parte devido ao trabalho da INNI. “Começamos em 2005 com um fundo que adquirimos do governo, doações privadas, doações de empresas, etc”, disse Vilenski.

Ao todo, o fundo de cinco anos levantou US $ 250 milhões para os programas – e foi tão bem sucedido que foi repetido.

Agora, em sua terceira edição do programa de 5 anos, a INNI continua  financiando novos programas de pesquisa, fornecendo bolsas de estudo, e ajudando pesquisadores a levar suas grandes idéias para o mercado.

“INNI é vista como uma história de sucesso acadêmico em todo o mundo”, disse Vilenski. “Temos investido muito dinheiro na nanotecnologia, mas sou positivo em pensar que os investimentos terão grande retorno e êxtio. Temos até ao momento 55 start-ups com ideias e projetos únicos, que ninguém em qualquer outro lugar está fazendo. Se somente um desses se transformar em uma empresa de bilhões de dólares, já terá feito o investimento valer a pena. – E eu acredito que nós temos muito mais do que apenas um desses unicórnios ao nosso lado ”
Fonte: Times of Israel
Fotos:  NanoIsrael 2016
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário