segunda-feira, 17 de março de 2014

A Ira Santa - Miranda Sá


by mirandasa08
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )
Na sua antológica “Oração aos Moços”, o grande Rui Barbosa, tão vilipendiado pelos maus juízes que tanto condenou, deixou uma lição a ser seguida sempre, mas principalmente agora quando sentimos a cólera pelas ações indignas de um governo corrupto e corruptor.
Ensinou Rui: “Nem toda ira é maldade. Quando verbera o escândalo, a brutalidade, ou o orgulho, não é agrestia rude, mas exaltação virtuosa; não é soberba que explode, mas indignação que ilumina, não é raiva desaçaimada, mas correção fraterna. Então, não somente não peca o que se irar, mas pecará não se irando.”
Somos tomados pela “ira santa” enfrentando as ameaças à liberdade da expressão do pensamento na internet. Defendemos, sem temor ou amarras político-partidárias ou opção ideológica, a imprensa, que infelizmente, por razões várias, nem sempre manifesta os protestos da sociedade; só nas Redes Sociais que evolui o pensar independente dos homens e mulheres bem informados deste País.
Não é por acaso que uma pesquisa do Ibope, patrocinada e amplamente divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência exaltou a “confiança do povo” nos jornais impressos (53%), rádio (50%), televisão (49%) e revistas (40%), deixando para as redes sociais míseros (24%), sites (28%) e blogs (22%).  O PT-governo quer impor a mentira de que o povão lê jornal e tem dinheiro de sobra para assinaturas da TV a cabo...
“Eles” querem assim, mas na realidade são as redes sociais que expressam a opinião pública. Recordemos o julgamento da Ação Penal 470, o popular Mensalão. As inserções no Facebook e as hastags do Twitter exigiram que corruptos e quadrilheiros fossem julgados, e essa pressão levou-os à prisão, inclusive a alta hierarquia do PT.
A decisão colegiada do STF teve indiscutível legitimidade. O PT-governo, corrupto e corruptor interveio, nomeando Luiz Roberto Barroso e Teori Zavascki para provocar a reversão das sentenças. Com o voto deles, Dirceu, Delúbio e Genoino escaparam da condenação por formação de quadrilha e a absolvição de João Paulo Cunha da acusação de lavagem de dinheiro.
Jornais, rádios e TVs minimizaram a falta de ética nessa “maracutaia jurídica” da última sentença e a conseqüente desmoralização do Supremo. As redes sociais não se omitiram. Denunciaram e não se conformaram, principalmente exaltando o aviso do ministro Joaquim Barbosa, que as novas apreciações “eram apenas o começo”.
Assim, esperemos o que vem de pior. Os mais pessimistas já projetam que tramas advocatícias cheguem ao STF para livrar os corruptos petistas da ficha suja para que venham a ser eleitos a qualquer cargo eletivo.
Nenhum juízo crítico – apenas casos pontuais – veio dos jornais impressos, das tevês e do rádio, quando Lula – O Barba – disse ao jornal italiano “La Republica”, que emprego é mais importante que inflação, mesmo sabendo que o tal “pleno emprego” é uma sórdida fraude que inclui aparelhados, bolsistas e estagiários, e que o Dragão da Inflação corrói a economia e prejudica toda Nação.
Essa denúncia prosperou nas redes sociais, que também divulgam a vexatória política externa diante da repressão ditatorial na Venezuela; as verbas destinadas a Angola e Cuba; o perdão das dívidas de sobas africanos, e a suprema canalhice de atrasar o pagamento das aposentadorias e pensões, para falsear a contabilidade fajuta do PT-governo.
Finalmente, é pela internet que cresce a onda de alegria e chistes por se ver Dilma fugindo das vaias, sem discursar na abertura do torneio que o seu marqueteiro batizou e ela repetiu que seria a “Copa das Copas”. Até o maldito Putin abriu as Olimpíadas de Inverno na Rússia...
E tem mais. Pelos comentários aqui feitos, vê-se a necessidade de reforçar e ampliar, com “ira santa” a luta contra o marco civil, em qualquer de suas versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário