Sabe aquele ditado que diz pra você desligar a televisão e ler um livro? Agora ele tem embasamento científico
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Assistir muita televisão pode realmente causar mudanças na estrutura do cérebro de uma criança, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da universidade de Tohoku, no Japão e publicado na revista Cerebral Cortex.
Quando mais uma criança assiste televisão, mais graves são as alterações. Ver TV está direta ou indiretamente associado ao desenvolvimento neurocognitivo de crianças, afirmam os pesquisadores.
Pelo menos algumas das associações observadas não são benéficas e os responsáveis pelas crianças devem considerar esses efeitos quando as crianças assistem TV por longos períodos de tempo.
Os pesquisadores realizaram uma ressonância magnética nos cérebros de 276 crianças entre as idades de 5 e 18 anos, divididos igualmente entre meninos e meninas.
As crianças e seus responsáveis forneceram informações detalhadas sobre quanto tempo cada criança gasta assistindo TV por dia.
A quantidade de televisão vista variou entre zero e 4 horas por dia, com média de 2 horas diárias.
Os cérebros de quem vê TV são menos desenvolvidos
Os pesquisadores descobriram que, quanto mais tempo as crianças gastam assistindo TV, mais matéria cinzenta na região anterior ao lobo frontal, conhecida como córtex pré-frontal é produzida.
Isso pode soar como uma coisa boa, mas os QIs mais altos e a inteligência superior geralmente são ligadas ao córtex pré-frontal mais finos, tanto neste estudo, quanto em estudos anteriores.
Estas áreas mostram o afinamento cortical durante o desenvolvimento das crianças, e as crianças com QI superiores mostram afinamento cortical mais vigoroso nessa área.
As alterações neurológicas associadas à televisão eram as mesmas em meninos e meninas.
Essas correlações anatômicas podem estar ligadas aos efeitos já conhecidos da TV como a competência verbal, agressão e inatividade física.
Em particular os resultados mostraram que os efeitos da televisão, na área pré-frontal do cérebro, tem sido relacionadas à incapacidade intelectual das crianças.
Desligue a TV e leia um livro
Numerosos estudos têm demonstrado que ver TV pode ter efeitos prejudiciais sobre as crianças, em especial as mais jovens.
A American Academy of Pediatrics recomenda que crianças com menos de 2 anos de idade não devem assistir televisão, e que crianças mais velhas se limitem a um máximo de 2 horas de TV por dia.
Segundo os pesquisadores, o estudo é o primeiro a examinar o efeito da TV sobre o desenvolvimento do cérebro.
Os pesquisadores especularam que parte do problema da televisão pode ser que, em contraste com aprender a tocar um instrumento musical, assistir TV não oferece variedade ou ritmo de complexidade.
Quando esse tipo de aumento no nível de experiência não ocorre com o aumento da experiência, há menos de um efeito sobre o funcionamento congnitivo.
Enquanto isso, um estudo separado, realizado recentemente por pesquisadores da Emory University, descobriram que estudantes universitários que leram romances, mostraram aumento da condutividade em regiões do cérebro associadas com a receptividade da linguagem.
Estas alterações neurológicas começaram no primeiro dia de leitura e duraram até 5 dias após a conclusão do livro.
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Este artigo foi adaptado do original, “Television damages brain structure of children”, do NaturalNews.
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