quinta-feira, 16 de maio de 2013

PICARETAS



Mami
Vou dividir com os outros leitores o artigo do Fernando Gabeira, publicado no Estadão de 01 de Fevereiro de 2013, onde ele conta a história do conjunto Paralamas do Sucesso, que foram acusados de calúnia, em 2003, pela canção que lançaram em 1995, Luis Inácio 300 picaretas, e ele defendeu os rapazes, em nome da liberdade de expressão. Gabeira era deputado recente. Agora ele aproveita, mais uma vez, para espinafrar os colegas. Vocês vão gostar.PICAS copy
“300 picaretas e uma pá de cal.
Num dos meus primeiro mandatos de deputado federal defendi na tribuna da Câmara Os Paralamas do Sucesso, acusados de caluniar o Congresso Nacional com a música Luís Inácio (300 picaretas). Os primeiros versos diziam: “Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou/ são trezentos picaretas com anel de doutor”.(veja o vídeo Lula e os 300 picaretas – Ele faz parte !!!)
Defendi-os em nome da liberdade de expressão. Não concordava inteiramente com Lula. Talvez fossem 312 ou 417. Reconheço que 300 é um número redondo, mais fácil de inserir nos versos de uma canção popular. Além do mais, nem todos têm anel de doutor.
Mas isso são detalhes. O mais importante é registrar que estávamos na véspera da chegada do PT ao governo federal, início da era do “nunca antes neste país”. E aonde chegamos, agora, uma década depois?
Renan Calheiros deve assumir a presidência do Senado, Henrique Eduardo Alves, a da Câmara e o deputado Eduardo Cunha, a liderança do PMDB. Caso se concretizem, esses eventos representam um marco na História do Congresso. Significa que, para muitas pessoas informadas, o Congresso deixa de existir. É o fim da picada…
Conheço os passos dessa estrada porque transitei nela 16 anos. O mensalão significa o ato inaugural, a escolha do tipo e da natureza de alianças políticas do novo governo. O mensalão significa a compra de votos dos partidos, uma forma de reduzir o Congresso a um balcão de negócios. Em seguida vieram as medidas provisórias (MPs). Governar com elas é roubar do Congresso tempo e energia para seus projetos. A liberação das emendas parlamentares era a principal compensação pelo espaço perdido.
Fiquem sabendo o que ele diz, lendo o artigo na íntegra, 300 picaretas e uma pá de cal

Nenhum comentário:

Postar um comentário