terça-feira, 2 de abril de 2013

Como a generosidade pode levá-lo ao sucesso


A melhor maneira de se sentir recompensado e energizado para vencer os desafios do dia-a-dia é doar um pouco do seu tempo em causas que você acredita

Aos 31 anos, Adam Grant é o mais jovem professor titular da Wharton e um líder no campo da psicologia organizacional.
Ele presta consultoria regularmente para empresas como GoogleMerck e Goldman Sachssobre como tornar seus colaboradores mais produtivos.
Ele construiu a sua carreira com base em uma proposta surpreendente: a de que os profissionais mais produtivos, são aqueles que são mais altruístas.
Em seu novo livro, Give and Take: “A Revolutionary Approach to Success”, ele faz um trabalho convincente para provar que as pessoas generosas podem conseguir muito mais do que os zelosos, que acreditam que o mundo é um lugar extremamente competitivo e que por isso eles precisam estar em primeiro lugar.
Ao longo do livro, Grant oferece exemplos que ilustram seu ponto de vista sobre como a generosidade pode levar as pessoas ao topo da carreira. Aqui estão 7 maneiras de como a generosidade pode levar você ao sucesso.
Adam Grant é o mais jovem professor de Wharton e acredita que doar o tempo para caridade é a melhor maneira para ser um profissional de alto nível.
Adam Grant é o mais jovem professor de Wharton e acredita que doar o tempo para caridade é a melhor maneira para ser um profissional de alto nível.

#1. Não seja completamente altruísta

É ótimo dar o máximo de seu talento e se doar para alguns amigos e conhecidos. Mas também é importante se preocupar se você está colocando todas essas coisas na frente de você mesmo.
Interessar-se por sí próprio e se interessar pelos outros são motivações completamente diferentes e independentes: você pode fazer os 2 ao mesmo tempo, apenas unindo uma coisa a outra.

#2. Encontre uma maneira de mensurar o seu trabalho

Grant conta a história de uma professor americano que gasta toda sua energia com dias incrivelmente longos em uma escola na Filadélfia.
Ao invés de, compensar as suas horas no final de semana, ela investe seu tempo em uma ONG que ajuda estudantes de baixa renda a estudarem para o vestibular.
Seu trabalho voluntário tem resultados concretos: com a sua ajuda, seus orientandos conseguem entrar em faculdades e realizar o sonho de ter um curso superior.
Vendo as coisas boas que são frutos de seu trabalho, Callahan tem a energia suficiente que ele precisa para manter a sua rotina.

#3. Mude o foco de suas atividades

Embora no exemplo acima, Callahan estivesse exercendo em ambas atividades sua experiência como professora, ela tinha dificuldade em enxergar os resultados em seus alunos normalmente.
Uma vez que ela se concentrou no trabalho voluntário, ela se sentiu mais motivada e satisfeita para continuar a sua rotina como professora, ciente de sua capacidade.

#4. Concentre suas boas ações

Grant cita um estudo com pessoas que realizaram 5 atos aleatórios de bondade por semana durante 6 semanas.
Aquelas pessoas que realizaram suas boas ações em um único dia da semana se sentiram muito mais felizes no final do experimento do que aqueles que praticaram boas ações aleatoriamente durante a semana.
Esse é um motivo pelo qual a professora se sente recompensada: porque ela pratica suas boas ações em períodos intensos durante os finais de semana.

#5. Doe pelo menos 100 horas por ano

Dar para receber. Segundo Grant esse é o segredo dos profissionais de sucesso.
Dar para receber. Segundo Grant esse é o segredo dos profissionais de sucesso.
Vários estudos têm mostrado que fazer cerca de 2 horas de trabalho voluntário por semana faz as pessoas mais felizes das que doam menos tempo do que isso.
Um estudo feito com mais de mais de 2 mil australianos em meados dos anos 60 mostraram que aqueles que doaram ao menos 100 horas por ano eram mais felizes e mais satisfeitos do que as pessoas que doaram menos do seu tempo.
Em outro estudo, os americanos que se ofereceram como voluntários em pelo menos 10 horas durante o ano de 1998 tinham mais probabilidades de estarem vivos em 2000 do que as pessoas que não fizeram nenhum trabalho voluntário.

#6. Faça algo que seja significativo pra você

Entrar em uma causa por conta da causa não vai fazer de você uma pessoa melhor e mais produtiva, garante Grant.
Os psicólogos Neta Weinstein e Richard Ryan têm executado estudos que mostram que quando as pessoas doam seu tempo por obrigação em vez de ser por uma causa ou programa que seja significativo para elas        , eles não sentem tanta energia ou realização.
Mas quando as pessoas se doam para algo que lhes da prazer e que está alinhado com o seus propósitos, elas se sentem muito mais revigoradas.

#7. Peça ajuda dos seus amigos

Pessoas como Callahan, que trabalham contra o relógio durante a sua rotina diária e doam seu tempo aos finais de semana precisam se sentir apoiados pelos colegas.
Grant afirma que ao trabalhar como psicólogo da UCLA Shelley Taylor descobriu que muitas pessoas que estão sob estresse acabam optando por doar o seu tempo junto com os amigos para o trabalho voluntário.
O trabalho voluntário de Callahan lhe rendeu o respeito e apoio de seus orientandos e reforçou a sensação de que ela estava fazendo a diferença.
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Este artigo foi adaptado do original, “7 Ways That Generosity Can Lead to Success”, daForbes.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.

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