terça-feira, 2 de abril de 2013

6 frases para não usar durante uma negociação



Especialistas em vendas listam as principais frases que devem ser evitadas por empreendedores

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Aperto de mão
São Paulo – Um dos principais erros de ao negociar com um cliente ou fornecedor é tentar resolver tudo o mais rápido possível. Determinadas atitudes podem afastar a pessoa com quem você deseja chegar a um acordo. “O grande problema é que as pessoas temem a objeção”, afirma Marcelo Ortega, especialista em vendas.
Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas), afirma que termos como “acho que sim” ou “talvez” devem ser evitados. “Quem está negociando não pode ter dúvida e deve buscar a informação correta”, explica. Por isso, a preparação e o treinamento da equipe de vendas são essenciais, pois informações imprecisas podem ser a razão pela qual o cliente desiste da compra. Veja abaixo outras dicas dos especialistas.
1. "Nosso produto é o melhor"
Quando a afirmação não é acompanhada de uma comprovação, o consumidor tem razão em desconfiar. “Tudo que a gente fala e não pode ser comprovado se encaixa bem no termo ‘papo de vendedor’”, explica Ortega.
Por isso, prêmios, referências e indicadores que podem sustentar a afirmação devem ser citados nesse momento. Caso contrário, o especialista recomenda evitar esse tipo de generalização para chamar a atenção.
2. "Você não pode perder essa oportunidade"
Parece um conselho, mas ao recorrer a essa frase o dono de uma pequena empresa ou vendedor acaba pressionando o outro lado. “Quem está perdendo é quem está vendendo e não o cliente”, explica Diego.
De acordo com Ortega, questionar se o cliente não vai fechar a compra é outro deslize comum. “Ele já coloca a resposta na boca do cliente”, diz. 

3. "Quanto você quer gastar?"

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