terça-feira, 2 de abril de 2013

A Decoração Vintage está em alta



estilo vintage está em voga. São roupas, cores, estampas, desenhos, objetos, móveis e artigos decorativos carregados de linhas e traços muito comuns nas décadas de 40 e 50.
Essa tendência surgiu durante o período da Segunda Guerra Mundial, valorizava qualquer trabalho que fosse manual, crochê, patchwork, entre outras confecções que fossem ricas em detalhes delicados.

Foto: Blog da Mulher.
Hoje esse tipo de decoração, se transformou em sinônimo de charme e personalidade para casa. Além de dar um toque nostálgico aos ambientes, os objetos e artigos desse estilo costumam ter preços acessíveis. Além disso, com um pouco de criatividade você mesmo pode aplicar o estilo na vintage na sua casa.

Foto: Sonhos Pré Concebidos.
Qualquer objeto ou móvel mais antigo, que muitas vezes a vovó separou para jogar fora pode ser restaurando ou mesmo reciclado e incrementar a sua nova decoração. Há ainda muitos sites, garage sales, feiras, bazares e lojas de antiguidades costumam comercializar essas mobílias e artigos decorativos antigos.
Por exemplo, se um móvel vintage restaurado esta fora do seu orçamento, uma alternativa é criar você mesmo uma peça. Uma dica muito simples é reciclar com uma mão de tinta ou estampas de gibis e jornais duas malas antigas, depois, colocar uma sob a outra e pronto: agora você tem um criado mudo charmoso e personalizado.

Foto: I Wish.
Outra ideia prática é apostar em papéis de parede estampados com motivos florais etonalidades pastéis que são duas características da decoração vintage. Além disso, abajures, lustres e luminárias com toque retrô são perfeitos para complementar o visual da sala, do quarto e do espaço de home-office.
As poltronas de design antigo costumam ser fáceis de encontrar, inclusive já dá para ir encomendando aquela da casa vovó caso ela decida comprar uma nova. Vasos do tipo bowl e mesmo garrafas de vidro com violetas ou outras flores naturais também harmonizam bem nos ambientes sociais da casa.
Os coloridos muito usados nas cozinhas, agora eles entram em cena para compor ovisual vintage nesse e em outros ambientes da casa. Porém, não é necessário mudar toda a mobília, é possível optar por toalhas, guardanapos de tecido, e louças de porcelana estampadas com pequenas flores.
Por fim, outra dica bem simples e econômica é enfeitar as paredes com cartazes, rótulos capas de revistas, jornais e notícias antigas, basta selecionar e emoldurar em pequenos quadros os itens que você mais gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário