Políbio Braga
A apenas um ano e nove meses do final do seu melancólico governo, o sr. Tarso Genro encontrou alguém pela frente que o obrigará a fazer gestão pública de verdade no RS. . Quem conseguiu a façanha foi o STF.
. Tarso Genro está temeroso do que virá pela frente depois que o STF decidiu que ele terá que pagar imediatamente os precatórios que deve (R$ 8 bilhões). É que o desdobramento prático de uma situação como esta é a seguinte, como lembrou o governador, quarta-feira, na Federasul:
- Podem (os ministros do STF) bloquea algum valor do Tesouro e usar o dinheiro para pagar os precatórios. Isto inviabilizaria o governo do Estado.
. A dor ensina a gemer, parece lembrar em seu artigo desta sexta-feira o economista Darcy Carvalho dos Santos, ao lembrar que o STF derrotou o governo nos casos dos precatórios e do piso nacional do magistério, dois casos que se somam a outra dívida bilionária, a das empresas que possuem concessões de rodovias, já reconhecida pelo Daer.
. Se o governador Tarso Genro considera ser impossível governar para pagar o que deve, deve pedir o chapéu e ir embora, porque com boa gestão pública e sensibilidade política, inclusive a que ensina a transigência, tudo pode ser resolvido. O que não dá é para dar uma de cabeça dura, aferrar-se à retórica demagógica, populista, patrimonialista e retrógrada neomarxista, e não encaminhar alternativas, inclusive as que foram desenhadas e tentadas por governos anteriores, mas resultaram boicotadas pelo próprio Tarso Genro e seu Partido, o PT.
CLIQUE AQUI para ler o artigo "Mudança nos precatórios", do economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, publicado no Jornal do Comércio desta sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário