terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Saiba por que o RS ficou fora da rota dos grandes e modernos investimentos

Políbio Braga

Apesar de todo o entusiasmo juvenil do secretário gaúcho de Desenvolvimento, Mauro Knijnik, não virá para o RS o investimento de R$ 1 bilhão que fará a Bionovis.

. A fábrica de produtos farmacêuticos do grupo irá para o Rio.

.  A Bionovis não virá, como não virão BMW e outras grandes indústrias modernas, porque o RS perdeu a competitividade, resultado de políticas públicas atrasadas, legislação jurássica de atração de indústrias e sucateada infraestrutura material (energia e estradas) - sem contar o ambiente social de hostilidade potencializado por atrasados Partidos do tipo PT, bastante fundamentalistas e influentes no RS.

. O atual governo tentou vender a idéia de que busca a inovação, visando a melhoria da sua competitividade, mas o mercado sabe que ele não se abriu de verdade para o aumento da capacidade de inteligência e da competitividade, o que implicaria em adquirir visão ampla, local e internacional, para atrair investimentos.

. Na prática, o governo Tarso Genro está muito mais para as burocracias do leste da Europa do que até mesmo para os desamarrados governos vizinhos do Chile, Peru e  Uruguai.

. O ambiente criado pelos governos do PT no RS (Olívio Dutra e Tarso Genro) são de insegurança jurídica, endividamentos crescentes, empreguismo desbragado, déficits continuados e ausência de investimentos públicos consistentes e volumosos.

- Na contramão do RS, esta semana o governo de SC, aqui ao lado, bate o martelo para a imediata construção da fábrica de automóveis da BMW em Araquari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário