sábado, 15 de dezembro de 2012

POEMA DA NOITE Tango - Fernando Py



Um tango me persegue desde a infância 
no canto, no piano, na memória 
e se me impõe à voz, timbrando vário 
ao prolongar em mim a sua essência 
nos dedos de meu pai sobre o teclado. 
Não somente: transporta desde longo 
tempo a escrita do pai, letra de tango 
no papel sempre então visto e relido. 
Um tango me persegue: sua marca 
é o realejo crepuscular que sinto 
na imaginação rodando lento 
e quanto mais passado mais se acerca. 
E letra e pai e som, tudo afinal 
gira ao compasso do tango fatal.

Fernando Antônio Py de Mello e Silva, nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de junho de 1935. É poeta e colunista litrerário do Diário de Petrópolis, cidade onde hoje habita. Fernando é membro da Academia Petropolitana de Letras, ocupando a cadeira 14, cujo patrono é Raimundo Corrêa. Seus livros publicados são Aurora de Vidro (1962), A Crise e a Construção (1969), Vozes do Corpo (1981), Chão da Crítica (1984), Sol Nenhum (1998) e Antiuniverso (1994). Py traduziu todo "Em busca do tempo perdido" de Marcel Proust.

Nenhum comentário:

Postar um comentário