Casa mescla épocas com despojamento em Sydney
|
|
Não é preciso adentrar a casa no bairro de Bellevue Hill, em Sydney, na Austrália, para notar que se trata de uma construção de estilo vitoriano. Mas só no esqueleto. O despojado diálogo com elementos contemporâneos começa ainda do lado de fora. Projetada pelo arquiteto Luigi Rosselli, e com paisagismo assinado por Paul Bangay, a residência conseguiu unir toques clássicos com outros modernos, poucos móveis em cores neutras e revestimentos em madeira espalhados pela morada.
Depois de passar por uma reforma, o imóvel ganhou uma longa escada em espiral, destacada por graciosas luminárias pendentes, além de uma nova cozinha e sala para toda a família, no térreo, e sala de estudos e quartos no andar de cima. Outro destaque são as novas portas de aço pintado de preto e envidraçadas, projetadas para separar ou integrar a sala e o charmoso terraço ao ar livre com diversas árvores, trazendo bastante luz natural para o ambiente da família.
Clean, os interiores têm base branca nas paredes, o que dá ainda mais sensação de amplitude, e em móveis pontuais, como o sofá da sala, que dialoga com móveis em preto, como as mesinhas e as duas poltronas de design, além do piso de carvalho e mármore.
Os moradores também queriam um projeto que unisse tecnologia e conservação de energia. Para tanto, o arquiteto lançou mão da instalação do sistema de ar condicionado e aquecimento, que envolveu a perfuração de 30 m de voltas verticais no chão, para aproveitar a temperatura estável da terra e assim, alimentar uma bomba de calor, que troca energia térmica com a terra. Além disso, o ar condicionado reduz os índices de gás carbono e também os custos de funcionamento do equipamento. A simplicidade da morada também é destacada pelo projeto luminotécnico detalhado, assinado por Lindsey Adelman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário