domingo, 23 de dezembro de 2012

FALANDO DE VINHO I



Giulio Sanmartini:
O vinho é uma bebida alcoólica obtida exclusivamente pela fermentação do fruto da videira. Muito se tem falado sobre a época em que teria surgido, alguns arqueólogos o colocam há 300 mil ano, o que é um exagero. O documento mais antigo sobre o vinho surgiu quando foi encontrado um cântaro de cerâmica, que sem dúvida serviu para armazená-lo, portanto o homem já aprendera a usar a terracota, esse período é chamado de neolítico cerâmico e começou há 8 mil anos, assim, sem medo de errar, podemos dar essa idade ao vinho.
Alexander Fleming
Alexander Fleming
A Bíblia (Génesi 9,29-27) atribui a descoberta do processo para a obtenção do vinho a Noe, logo depois do Dilúvio Universal e também tornou-se o primeiro porrista da história.
Já Jesus Cristo escolheu essa bebida, para simbolizar      seu sangue na eucaristia e assim selar a aliança que ele estabeleceu com seus seguidores.
Na maior parte dos países europeus, o vinho é a bebida nacional e indispensável às refeições .Hoje vamos apresentar dez famosos personagens e o que disseram sobre o vinho.
O primeiro é Alexander Fleming (1881/195), médico biólogo e farmacologista escocês, em 1928 isolou a enzima do antibiótico penicilina,  que lhe deu (juntamente a mais dois) o prêmio Nobel de Medicina (1945).
Disse Fleming: “A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário