domingo, 7 de outubro de 2012

Um castelo para fãs de vinho e design


Hotel esbanja requinte no coração verde da Itália

23/09/2012 | POR REDAÇÃO; FOTOS MARIO DI PAOLO

|
|
  (Foto: Mario di Paolo)
Pouca gente sabe, mas uma das maiores áreas verde da Europa fica na Itália. E poucos imaginam que esse verdadeiro “coração ecológico mediterrâneo” está a uma distância de aproximadamente 20 km do mar Adriático, o mesmo que banha a atualmente tão badalada Croácia. É exatamente nessa região, em Abruzzo, na província de Chieti, que se torna possível esquecer a Itália da Toscana ou da Sicília e entrar nas montanhas de Maiella para mergulhar nas plantações de uvas e oliveiras.
Bem ali, fica o Castello di Semivicoli, propriedade da família produtora de vinhos que levam seu próprio nome, Masciarelli, verdadeiros apaixonados pelo que fazem. O palazzo, construído entre os séculos 17 e 18, que já foi morada da nobre família Perticone, passou por uma época de decadência e hoje recebe turistas entusiastas de vinhos e história em seus 11 quartos. O responsável por trazer a vida de volta a essa bela locação é o arquiteto Lelio Orio di Zio, sócio do escritório italiano Oriano Associati Architetti, muito conhecido por reformar construções históricas sem tirar seu brilho original.
  (Foto: Mario di Paolo)
Comprado pela família Masciarelli em 2004 e aberto ao público desde maio de 2009, o Castello é um deleite para os enólogos de plantão. Em épocas de colheita, os hóspedes são convidados a participar, ajudando a escolher as uvas para a produção dos vinhos e aprendendo tudo, de A a Z, sobre as plantações e os processos dessa formidável cultura.
O hotel faz parte do Eco-World Group, graças ao uso consciente que faz da água e da energia. Seu grande objetivo é não só hospedar pessoas vindas de fora, mas também ajudar o desenvolvimento cultural e econômico da região de Abruzzo. De tempos em tempos, são organizados encontros e palestras nas dependências do Castello. Neste ano, por exemplo, já houve uma mostra sobre as criações dos pioneiros designers Charles e Ray Eames, organizado pela italiana D’amico em parceria com a Vitra.
  (Foto: Mario di Paolo)
A melhor forma para se chegar na bela e bucólica região e se hospedar nesses quartos de paredes grossas, que misturam de forma mágica o antigo e o moderno, é de carro. De Pescara, cidade próxima à Roma, até Chieti, a viagem dura por volta de três horas entre as lindas montanhas de San Martino Sulla Marrucina.
 (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

   (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

  (Foto: Mario di Paolo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário