terça-feira, 23 de outubro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - PINTURA O Castiçal e o Jogo de Cartas (1910): Semana Georges Braque



Em 1907, Braque, que até então seguia os cânones do Fovismo, começou a se interessar pelas pinturas de Paul Cézanne, que lhe inspirou tamanha admiração que ele passou a estudar profundamente sua obra.
Braque se interessou pelas formas distorcidas e pela perspectiva pouco convencional dos quadros de Cézanne, e durante os anos de 1908 a 1913, ele se dedicou a estudar os efeitos da luz e da perspectiva e das diversas técnicas empregadas por seus colegas pintores na resolução dessas questões.
Foi também em 1907 que ele conheceu Picasso que lhe causou grande emoção com o seu Demoiselles d’ Avignon
Após uma viagem à Bélgica Braque começou a pintar paisagens nitidamente abstratas que revelavam a influência de Cézanne sobre seu trabalho. Essas obras, com formas geométricas simples e ligadas umas nas outras, podem ser chamadas de primeiras pinturas cubistas.
E foram elas que influenciaram Picasso. Os dois se tornaram grandes amigos e sua criação conjunta, o Cubismo, se tornou legendária. De 1909 a 1914 os dois amigos se dedicaram à sua criação.
Entre 1911 e 1912, Braque ainda foi o primeiro a incorporar letras a suas telas. Logo ele e Picasso passaram a colar palavras, números, e às vezes pedaços de madeira, de vidro, de metal e até objetos inteiros em suas pinturas e suas obras passaram a ser conhecidas como Colagens, além de Cubistas.


O Castiçal e o Jogo de Cartas é uma das primeiras composições em que Braque escolhe usar a forma oval. Logo ele e Picasso fariam uso bem frequente dessa forma, pois no Cubismo os planos e as facetas das formas geométricas se concentravam no centro da composição e os cantos ficavam relativamente vazios. O formato oval resolvia esse problema.
Essa tela pequena e oval em tons de marrom e ocre, acentuada por linhas brancas e pretas, é formada por planos cubistas bem definidos. No centro podemos identificar um canto de mesa na qual está a base redonda de um castiçal e à direita, duas cartas do baralho, o ás de copas e o seis de ouros.
Óleo sobre tela, 65.1 x 54.3 cm

Acervo Metropolitan Museum of Art, NY

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