Na década de 30, Magritte produz freneticamente. Quer fazer de sua primeira exposição em Nova York, na Julien Levy Gallery, um sucesso, o que alcança. Dois anos depois é a vez de outra exposição, dessa vez em Londres, na London Gallery. Colabora assiduamente com expoentes do Surrealismo, como Man Ray e Paul Éluard, o que reforça seu nome no ambiente artístico internacional.
Foi nessa década que ele se reaproximou do Partido Comunista belga: nas vésperas da II Guerra Mundial, ele assinou o cartaz “A Verdadeira Face de Rex”, que causou um escândalo (imagem à esquerda). Feito para o Comitê de Vigilância dos Intelectuais Antifascistas o cartaz mostrava Léon Degrelle, o fundador do movimento político Christus Rex (rexismo), de inspiração católica e conservadora, com seu verdadeiro rosto: o de Adolf Hitler. Nos anos seguintes, a acusação de Magritte foi confirmada, pois Degrelle radicalizou e aderiu abertamente ao nazi-fascismo.
Quando a Alemanha invade a Bélgica, os Magritte embarcam para o sul da França. Lá ele entra em contacto com o impressionismo e com a estupenda luminosidade da Provence. Mas logo volta para casa. E foi durante os anos da guerra que, apesar da censura, seu amigo Marcel Mariën publica a primeira monografia dedicada ao pintor. Por essa época, 1943, Magritteutiliza traços discretos de impressionismo em suas telas.
Em 1946 ele assina, com outros artistas belgas, o manifesto “Surréalisme en plein soleil”, ou seja, o surrealismo sob a luz forte do sol, onde declaram: “Não temos nem tempo nem prazer em brincar com a arte surrealista, temos uma enorme tarefa pela frente, devemos imaginar objetos encantadores que poderão despertar o que resta em nós do instinto do prazer”.
Era um claro desafio aos surrealistas franceses com quem depois do desentendimento na década de 30, nunca mais Magritte tivera uma boa relação. Apesar das telas banhadas pela luz do sol, e do belo manifesto, no início de 1947 sua pintura tinha marcas tanto do estilo realista quanto do estilo surrealista e o espírito da Provence sumira de suas telas.
O Museu Magritte em Bruxelas, inaugurado em 2009, é muito interessante e pode ser consultado na Internet.
O Retrato é óleo sobre tela, e mede 73 x 52cm
Acervo do Museu de Arte Moderna de NY – MoMA
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