15/08/2012
Charge-montagem de Roque Sponholz e Texto de Giulio Sanmartini
Nesta quarta-feira (15), o governo Dilma Rousseff deve lançar a primeira de uma série de concessões à iniciativa privada em infra-estrutura. As primeiras áreas contempladas serão rodovias e ferrovias, mas o plano da presidente é mais abrangente e pretende resolver o nó logístico brasileiro com ampliação e gestão mais eficiente também de portos e aeroportos.
De acordo com fontes do governo, os detalhes dos modelos de concessão ainda estão sendo fechados e não seguirão um padrão único. Cada área terá um tipo de concessão, levando- se em conta as especificidades do setor.
O governo petista quer convencer os desavisados, que essas privatizações, serão totalmente diferentes daquelas feitas por Fernando Henrique Cardoso, que eles na oposição combateram de todas as formas. Segundo estão explicando, aquelas de FHC eram vencidas por quem pagava mais, enquanto nas deles o vencedor será quem oferecer menor tarifa ao usurário. Como vão fazer isso ninguém soube dizer, nem a “presidenta”, que se gaba de ter conduzido todo o plano pessoalmente.
(1) Texto de apoio: Mariana Londres
Nenhum comentário:
Postar um comentário