quarta-feira, 8 de agosto de 2012

AGORA, A PASMACEIRA Carlos Chagas




                                               Mais do que para a rotina, caminha para a pasmaceira a  seqüência de intervenções dos advogados dos mensaleiros, depois da segunda-feira já conhecida como Dia da Fantasia, quando os principais réus foram apresentados como  anjinhos. Ontem mesmo,  ninguém  agüentava mais  ouvir a defesa de outros cinco, senão de menor  culpabilidade, ao menos de menor importância. Imagine-se  então o tédio que por três  semanas  tomará conta dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal, obrigados a ficar cinco horas por dia  escutando discurseiras sem fim. Talvez a exceção em termos de atenção venha a ser a última intervenção, do patrono de Duda Mendonça, certamente mostrado como outro querubim  que nem sabia dos milhões depositados pelo PT em  suas contas no exterior.
                                               A dúvida continua a mesma que vem desde 2005: irão ou não parar  na cadeia os responsáveis pelo maior escândalo político da República? Conseguirão safar-se pela prescrição da lei ou  a benevolência dos julgadores?
                                               A fase atual é de indigestão de julgamento, pois a partir de amanhã a  própria mídia arrefecerá em espaço e tempo dedicados aos trabalhos na mais alta corte nacional de justiça. A menos, é claro, que sobrevenham fatos inusitados, daqueles impossíveis de prever.
                                               Ficam alguns sinais da performance dos advogados de Dirceu, Genoíno, Delúbio e  Valério: se o  primeiro “desligou-se do PT assim que assumiu a Casa Civil”, como esquecer que durante quase um ano enfeixou a coordenação política  do governo Lula,   da qual só abriu mão forçado  pelo acúmulo com as  funções administrativas? Se Genoíno não cuidava das finanças do partido, por que assinou e endossou todos os pedidos de empréstimo junto ao Banco Rural e penduricalhos? Quanto a Delúbio, se não mantinha contacto com Dirceu, por que dispunha de gabinete no quarto andar do palácio do Planalto? De Valério, como passou de publicitário vitorioso a operador que autorizava a remessa de  dezenas de milhões em malas entregues a pombos-correio dos partidos da base do governo, que nenhuma relação tinham com campanhas publicitárias  junto à mídia?
                                               Enfim, cada ministro que vá formando suas convicções e retocando seus votos, a maioria dos quais já esboçada.  A gente só não sabe de seu conteúdo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário