Na província de Jiangsu, no leste da China, fica a cidade de Yixing, próxima de Shangai. A argila local é considerada muito apropriada para chaleiras por reter a fragrância do chá melhor que outras argilas. É cobiçada também por não necessitar de vitrificação e por ser muito fácil de modelar.
Os artesãos de Yixing são famosos por serem altamente criativos em sua produção, e por se inspirarem em plantas, flores e outros elementos da natureza.
As chaleiras de Yixing sempre foram apreciadas e desejadas pelos chineses muito antes de atrair a atenção dos mercadores holandeses e ingleses no final do século 17. Encantados, os europeus fizeram grandes encomendas.
Apesar disso, e mesmo tendo sido orientados a fazê-lo, os artesãos de Yixing nunca se preocuparam em se adaptar ao gosto ocidental: os mesmos tipos de produtos que vendiam para o mercado interno eram os que vendiam aos mercadores europeus. No que estavam absolutamente certos: a originalidade conquistou os europeus.
A chaleira da foto é um objeto funcional e decorativo. O uso inteligente de argila escura e clara colabora para a beleza do objeto, com a alça, a tampa e o bico em forma de galhos de árvores e as flores se espalhando pelo corpo da chaleira. A beleza do objeto sempre foi importante no Oriente, quase tão importante quanto sua funcionalidade.
Certamente uma chaleira como essa estimulava os sentidos enquanto o usuário tomava seu chá e conversava com os que estavam à mesa com ele.
Esse exemplar faz parte de uma das primeiras levas de chaleiras de Yixing importadas pela Companhia das Índias Orientais e fez muito sucesso ao chegar à Europa; sua decoração foi bastante copiada pelos mais famosos fabricantes de louça europeus. Dimensões da peça: altura 11.43cm e largura 18,22 cm, incluindo o bico.
Acervo Victoria and Albert Museum, Londres
Nenhum comentário:
Postar um comentário