terça-feira, 31 de julho de 2012

Construções dos Alpes suíços e italianos inspiram projeto de residência em Canela Residência de 264,29 metros quadrados de área está aninhada na mata nativa de um condomínio em Canela, ponto turístico do Rio Grande do Sul


Em uma casa confortável, o desejo de permanecer no seu interior deve ser instantâneo. Partindo dessa ideia de bem-estar, o engenheiro Libório Schlieper desenvolveu o projeto arquitetônico e a arquiteta Zaira Hoffmann Schlieper o de interiores desta residência de 264,29 metros quadrados de área, aninhada na mata nativa de um condomínio emCanelaserra do Rio Grande do Sul, com destaque para o conforto térmico.
Divulgação
Atuou no paisagismo Toni Backes, com o cuidado de preservar as araucárias nativas em seu projeto de criar um jardim de plantas esculturais. O desnível do terreno em relação à rua se manteve e facilitou a entrada lateral para carros sem interferir na fachada e na vista, um pedido dos donos.
Divulgação
Serviram de inspiração para definir o estilo arquitetônico as construções regionais de madeira aparente, telhado com caimento e beirais avançados dos Alpes suíços e italianos. Na estrutura resultante dessa vertente aplicada na Serra, as paredes externas são duplas e revestidas de chapas de poliestireno expandido entre o forro e as telhas.
Os vidros duplos e as telas anti-insetos nas esquadrias de PVC permitem que o jovem casal de proprietários desfrute da residência de lazer todo o ano. Além da calefação com caldeira à óleo, recursos como janelões e panos de vidro com orientação solar nascente permitem o aquecimento natural na maior parte do dia.
A fachada recebeu acabamento de reboco com aparência grosseira pintado de branco, que contrasta com a madeira aparente dos beirais, do deque e do segundo piso. Na chaminé da lareira, revestimento com pedra da colônia do tipo taipa, e, no telhado, sistema de telhas do tipo shingleaplicado sobre placas de compensado multilaminado naval completam o estilo serrano proposto. O toque de cor está no vermelho cereja dos espelhos do telhado.
Internamente, o coração da casa é um amplo ambiente social de 72 metros quadrados onde convivem simultaneamente sala de jantar, estar,cozinha/gourmeteria e churrasqueira. "Criamos ambientes integrados para a confraternização com familiares e amigos, mas que permitam momentos de privacidade", finaliza Zaira.
Área íntimaporcelanato foi a escolha para revestir o piso dos três banheiros das suítes da área íntima em função da durabilidade e praticidade na manutenção. Para um visualclean e suave, utilizou-se recurso de rebaixo de gesso com iluminação embutida sobre a pia e revestimentos de parede em tons como creme e fendi. Calefação com radiadores de parede e encanamento pelo chão que aquecem o piso garantem o conforto nos dias mais frios.
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário