quinta-feira, 21 de junho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - OURIVESARIA Objetos de Arte - Cibório do Mestre Alpais (c.1200)


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
21.6.2012
 | 12h00m

De acordo com antiga tradição, o cibório do mestre Alpais foi encontrado em Montmajour, perto de Arles. À falta de documentos, isso nunca foi comprovado. O que se sabe ao certo é que se trata de uma das mais célebres criações dos esmaltadores de uma histórica região da França, Limoges.
Além da gravação em seu interior, a perfeição técnica e o estilo comprovam que esse cibório, uma das obras-primas dos anos 1200, saiu de uma ourivesaria limusina.
Cibório é o vaso sagrado onde se guardam as hóstias e partículas consagradas para a comunhão (Houaiss). Este (foto abaixo) consiste em duas taças, ou copas, que se encaixam uma na outra e repousam sobre um pequeno pé cônico. Ornado de figuras contornadas por delicadas espirais, no interior da taça superior está gravada a mão de Deus no gesto de abençoar e no da taça inferior, um anjo tendo ao seu redor a inscrição da autoria: MAGISTER: G : ALPAIS : ME FECIT : LEMOVICARUM ( Mestre G. Alpais me fez em Limoges).
Na face exterior das taças os bustos de muitos anjos, dos doze apóstolos e dos quatro profetas, dentro de losangos. O botão, no alto da taça que serve de tampa, é todo ornamentado com bustos de anjos. O elemento decorativo que mais impressiona aos estudiosos, no entanto, é a frisa em caracteres ciríacos ao redor da boca da taça inferior.
O tratamento dado às figuras, bastante estilizado, é encontrado em muitas obras do século VII, mas especialmente nas de Limoges. Entretanto, as cabeças neste cibório se distinguem de outras peças conhecidas pela suavização do contorno e da expressão, o que se nota especialmente nas que aparecem no pé e no botão.
As vestes ainda guardam a marca das vestes romanas, mas os personagens demonstram um movimento que anuncia o gótico. O cibório é, portanto, peça exemplar pois une o início da arte gótica aos vestígios da arte Romana.
Feito em cobre gravado, dourado, cinzelado, esmalte cloasonado, com cabochões de vidro e gotas de esmalte, o cibório mede 30,1cm de altura e 16,8cm de diâmetro.

Acervo Museu do Louvre, Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário