Postado por Guilherme Machado em abr 19, 2012
A cada dia surge uma novidade que proporciona diferentes formas de interação e que pode ser potencializada a partir de seu uso estratégico. Hoje vamos falar sobre uma rede social online que não para de crescer e adquire cada vez mais relevância para os internautas, o Pinterest.Ao navegar aqui pelo blog você poderá perceber que sou um grande admirador e também um usuário permanente dasredes sociais online. Essas ferramentas digitais revolucionaram a forma como nos relacionamos com as pessoas, sejam por motivos pessoais ou profissionais.
Você já ouviu ou leu algo sobre essa rede social online? Sabe como utilizá-la de maneira estratégica no mercado imobiliário? Vamos conhecer um pouco mais sobre essa mídia e algumas dicas de como tornar as suas experiências online mais eficientes.
O Pinterest é uma rede social que permite que o usuário, chamado de pinner, crie e compartilhe fotos e vídeos. A palavra vem do inglês pin (alfinete) e interest (interesse). É como se fosse um quadro de avisos no qual se podem gerenciar imagens agrupadas por categorias como álbuns temáticos.
Criado em 2009, o Pinterest já é considerado o sexto maior site de direcionamento de tráfego do mundo, segundo o site Mashable, ficando à frente de grandes redes sociais online como o Twitter, Linkedin e Youtube.
Diante de tal crescimento, não há como ignorar a importância dessa ferramenta digital e os profissionais que querem potencializar o relacionamento com o seu público de interesse devem buscar informações sobre o Pinterest e analisar como essa mídia pode ser utilizada de forma estratégica se o seu público estiver entre os milhares de pinners.
O uso do Pinterest é muito simples e na internet é possível encontrar vários tutorais que explicam como criar um perfil e administrá-lo. O site permite que os usuários interajam entre si com comentários, likes (similar ao “curtir” do Facebook), com repin, ou seja, cópia das imagens.
Ainda é possível baixar para o seu navegador o botão “Pin It”, que permite o compartilhamento em seu board (álbum) de imagens que estão postadas em outros sites. Além disso, o usuário pode linkar as imagens de sua própria página online, seja um blog ou site, para dentro do Pinterest garantindo um maior número de tráfego.
Essa é uma das principais vantagens do Pinterest, que por meio de imagens atrativas chama a atenção do usuário e o encaminha para as landing pages, ou páginas de destino, que é onde se quer que o visitante acesse, podendo ser o site, um hot site ou o blog que a sua empresa queira evidenciar.
E no mercado imobiliário o que não faltam são belas imagens que, se bem trabalhadas, podem gerar excelentes conexões entre o seu negócio e os seus clientes. Aliás, a imagem é uma das principais ferramentas de trabalho dos profissionais do ramo de imóveis. É por meio dela que é possível despertar a atenção do cliente para determinado empreendimento.
Por isso, compreender como o Pinterest pode ser utilizado para otimizar os seus resultados é fundamental para os profissionais do mercado imobiliário que investem em estratégias de comunicação online.
Contudo, lembre-se que, como em qualquer rede social online, o objetivo final não é a venda, e sim a construção de relacionamentos, a promoção de uma experiência diferenciada com a sua marca.
A venda, nesse caso, será uma consequência da relação de confiança e de credibilidade gerada pela sua marca, que deve ser baseada pela divulgação de conteúdo relevante e de interesse para o seu público.
Depois de aprender um pouco mais sobre esta rede social online, vamos conhecer algumas estratégias para o nosso mercado imobiliário a fim de que tornemos a experiência no Pinterest mais eficiente.
Primeiramente, crie um perfil no Pinterest, seja um curioso, estude os dispositivos oferecidos e identifique como eles podem ser utilizados em seu favor. Visite outros perfis e veja o que está em destaque na rede.
Depois disso, disponibilize o botão do “Pint It” em seu site ou blog, assim como já existem os plugins sociais “Twitte isto” ou o “curta” do Facebook, isso irá facilitar a experiência do usuário que poderá adicionar em seu próprio álbum no Pinterest uma imagem divulgada por você ou por sua empresa.
Além disso, desenvolva infográficos interessantes e compartilhe em seu perfil no Pinterest. Esse tipo de recurso é importante, pois transmite a informação de forma mais clara e objetiva, unindo imagem e conteúdo relevante. Disponibilize infográficos sobre empreendimentos, sobre a sua empresa e até mesmo sobre o mercado de uma forma geral.
Também é indicado criar um mural exclusivo para usuários que já se relacionaram com a sua marca. Esta é uma forma de valorizar os seus seguidores. Nesse sentido, podem ser criados concursos com premiações dentro do Pinterest, por exemplo, motivando as pessoas a compartilharem fotos de momentos especiais nos imóveis oferecidos por sua empresa e selecionando o vencedor por meio de critérios diferenciados. A foto mais espontânea e que tiver o maior número de “likes”, por exemplo.
Assim como no Twitter e no Google +, o Pinterest também permite o uso de hashtags que facilitam o sistema de buscas. Por isso, utilize com frequência esse recurso, separando as suas imagens ou seus álbuns por temas.
Você também pode criar um board (álbum) intitulado “EU RECOMENDO”, onde poderá ser construído um envolvimento diferenciado com o seu cliente. Por meio de imagens, vídeos, indicações de leituras e filmes ou dicas de decoração, poderão ser destacados os valores e a missão do seu negócio, uma forma sutil de fazer a sua marca ser lembrada e admirada, pois é isso que fará a diferença no mundo off.
Com isso, fica para os profissionais do mercado imobiliário mais uma ferramenta para ser estudada e analisada. As novas possibilidades de comunicação, principalmente as online, nos proporcionam uma gama diferenciada de oportunidade para criar interações com nossos clientes.
Cabe a cada profissional estar atento a essas oportunidades, filtrar as informações e extrair delas aquilo que pode melhorar os resultados do seu negócio e as experiências provocadas pela sua marca.
É importante destacar que de nada adianta possuir um perfil no Pinterest e não se apropriar dele. É necessário ter um plano de ação nas redes sociais online que esteja de acordo com o perfil do seu cliente no sentido de criar estratégias que, efetivamente, comuniquem um conteúdo relevante para o seu público.
Lembre-se, os clientes que te seguem já possuem um desejo natural de se relacionar com você no mundo offline. Portanto, é fundamental utilizar as estratégias online para potencializar essa interação. Não esteja nas redes sociais online apenas para ocupar um espaço ou porque está na moda.
Construa suas estratégias online de forma consciente, identificando as novas oportunidades que esse ambiente pode proporcionar para a sua marca. Essas dicas são apenas alguns dos caminhos possíveis para uma boa utilização do Pinterest, mas cada profissional deve buscar por suas próprias estratégias de acordo com seus interesses.
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