Posted: 18 Apr 2012 05:37
Encontrei este artigo no blog GEOCORP, todos que me conhecem sabem que sou um grande fã do Jack Welch. Sua visão simples e franca é realmente fascinante. Se quiserem acessar os outros artigos sobre ele aqui no blog, acessem: Jack Welch.
Quando se fala do ex-CEO da General Eletric, Jack Welch, os números são sempre impressionantes. Nos 20 anos em que comandou a GE, o faturamento pulou de U$ 20 bilhões para U$ 130 bilhões. Em sua gestão, o grupo fez centenas de aquisições e um amplo downsizing no qual mais de 100 mil empregos desapareceram. Apesar de inúmeras críticas, até hoje Jack Welch é um modelo de liderança para uma legião de executivos, tendo sido eleito o "homem do século" pela revista Fortune em 1999.
Em sua passagem pelo Brasil, na ExpoManagement 2006, evento promovido pela HSM, Jack Welch, um dos maiores gurus da gestão mundial, deixou alguns ensinamentos:
"A seleção de grandes profissionais para a sua empresa vem antes em importância do que o planejamento estratégico. Profissionais motivados e bem recompensados fazem a diferença dentro de uma corporação de sucesso. O segredo é saber recompensar tanto a alma quanto o coração do funcionário."
"O mais importante para uma companhia atingir o sucesso é o trabalho com paixão. Se olhe no espelho todos os dias e veja se é isso que você gosta de fazer”.
"É importante celebrar os resultados com seus funcionários, fazer com que eles se sintam parte disso."
"Um bom líder tem que ser honesto, jogar limpo com os seus funcionários, pois sabe que apenas assim a relação entre eles terá um futuro promissor. O que os diretores têm que saber é que os funcionários sabem o que acontece dentro da empresa. Uma conversa burocrática e cheia de desculpas é um desastre, pois, depois, todos irão se juntar para falar sobre ele”.
“Por outro lado, quando você demonstra franqueza, não só está mostrando seu caráter, como também mostra ao funcionário quais os limites e suas possibilidades dentro da companhia. Assim, ele poderá trabalhar sabendo exatamente o que acontece e sem terrorismos”.
"As pessoas vêm sempre antes. A estratégia não é o ponto central no trabalho de qualquer corporação. O foco central são as pessoas. Ou seja, quem tem os melhores profissionais consegue os melhores resultados e, conseqüentemente, as melhores estratégias".
“Não adianta termos um grande esquema se não temos os melhores jogadores, pois não apenas eles também farão seu esquema ser melhor, como são eles que irão fazer com que as coisas aconteçam”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário