domingo, 12 de fevereiro de 2012

Trocando de emprego


topovidaexecutiva
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012


Ao chegar ao novo ambiente de trabalho, procure cumprir com algumas normas básicas de etiqueta

Há quem acredite que depois de tomada a decisão de trocar de emprego, a parte difícil passou.Após decidir pedir a demissão, pergunto: e agora? O que fazer primeiro? São muitas perguntas com muitas respostas, porém existem algumas regrinhas básicas que lhe ajudarão a passar por essa etapa com a imagem limpa, deixando as “portas abertas” na empresa anterior.

chegada-trabalho-350Não é por que você está saindo da empresa que vai “chutar o balde” e partir para uma vida nova. Como dizem, o mundo dá voltas e talvez um dia você precise de alguma daquelas pessoas que trabalharam com você e, nessa hora, você não vai querer estar com a imagem suja.

Primeiramente, peça demissão e deixe claros os verdadeiros motivos da saída. Tenha certeza de deixar a “casa em ordem” antes de sair, por uma questão ética e de consideração aos seus colegas e superior. Organize-se, resolva os assuntos pendentes e facilite o trabalho do seu futuro substituto. Ao contrário do que muitos pensam, o ideal é que você trabalhe tão bem quanto antes ou ainda melhor para sair de cabeça erguida, com certeza de que fez a sua parte, independente do motivo que o fez sair da empresa.

Nem preciso dizer que é completamente antiético copiar relatórios e documentos confidenciais da empresa. Copie apenas aquilo que é totalmente de sua autoria, que, é claro, é de direito seu. Além disso, resolva qualquer mal-entendido entre você e um colega e, por fim, faça as malas.

Ao chegar ao novo ambiente de trabalho, procure cumprir com algumas normas básicas de etiqueta. A primeira impressão é fundamental, portanto seja pontual, cordial, disponível aos pedidos dos colegas e confiante. Um erro fatal de quem acaba de mudar de emprego é falar mal do antigo trabalho, dizendo que o novo é muito melhor, achando que está ganhando “pontos” na confiança do chefe, quando na verdade está perdendo. É muito simples entender: vendo sob a perspectiva do superior, o funcionário que fala mal do emprego anterior é uma possível ameaça no futuro, já que um dia ele pode vir a sair da empresa e quando trocar novamente de trabalho, falará mal dela.

O momento de transição é muito frágil e decisivo para o futuro da sua carreira. Zele por esse momento e seja cuidadoso para não “queimar seu filme” nem com seu antigo e nem com seu novo empregador. Deixe esses pequenos detalhes resolvidos que o resto do seu trabalho será muito mais fácil de ser realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário