Sim, o cliente está observando tudo. O cliente vai num restaurante e repara nas paredes mal pintadas, nas marcas de bolor, na sujeira da mesa, no banheiro sem condições adequadas de uso, a falta de higiene, cozinheiros sem luvas e touca e tudo mais.
O cliente também repara quando o dono da empresa fala palavrão, atende com mau humor, fala mal dos clientes que acabaram de sair da empresa, dizendo que fulano é chato, ciclano só quer desconto e criando um clima desconcertante. O cliente fica pensando o que o dono da empresa falará dele na hora em que for embora. E ninguém se sente a vontade em um ambiente onde a arrogância e a falta de educação estão presentes.
Nós, na posição de cliente, também reparamos em tudo isso e mais um pouco.
Outro caso, são funcionários com intrigas entre si e que deixam à mostra para os clientes, isso também passa uma imagem negativa. O dono, líder ou gerente deve saber o que fazer para que este tipo de situação não aconteça, pelo menos na frente dos clientes.
A fachada da empresa é o retrato de como ela é. É preciso que sua empresa esteja adequada aos padrões do seu ramo de atividade, seja na bem pintura feita, fachada bem elaborada, etc. E dentro da empresa, tudo deve oferecer conforto e um ambiente agradável onde o cliente se sinta bem.
Se o ambiente e a fachada da sua empresa não atendem aos padrões mínimos mencionados anteriormente, mude imediatamente. Faça uma reforma, arrume o que não anda bem, observe se existem intrigas entre seus colaboradores e não deixe que isso transpareça a seus clientes e observe quaisquer outros quesitos que precisem ser mudados para que a empresa não seja afetada negativamente. Vale a reflexão!
Fique atento: seus clientes percebem e enxergam tudo.
Grande abraço e sucesso.
Rafael Ivanhes
Nenhum comentário:
Postar um comentário