terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cartas de Berlim:A revolução do futebol alemão, por Albert Steinberger

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/08/26/cartas-de-berlim-revolucao-do-futebol-alemao-por-albert-steinberger-547091.asp

Neste fim de semana passado começou a temporada do campeonato alemão 2014 / 15 e o futebol voltou a ser assunto por aqui. Os germânicos que sempre apresentavam um complexo de inferioridade com relação aos outros campeonatos europeus, nunca estiveram tão cheios de si.
Até aí, tudo bem. Eles fizeram uma bela Copa do Mundo, sagraram-se tetracampeões e foram o primeiro país europeu a levantar o caneco na América. Parabéns, mereceram!
O duro é toda vez que menciono ser brasileiro ver um sorrisinho de canto de boca e ter que ouvir comentários que me remetem àquela bendita semi-final do "apagão de sete". Nada ofensivo. São sempre comentários até respeitosos, mas que me trazem lembranças que preferiria esquecer.
Durante o jogo estava cercado de alemães que trabalhavam comigo. Ouvi gozações moderadas até os 2 a 0. Depois disso, conheci em alemão o real significado da palavraMitleid. Algo na linha do dó, da piedade e da compaixão. Os alemães foram leais, bons ganhadores. Duro foi depois do jogo ter de fazer o chamado no jargão jornalístico povo fala com os torcedores brasileiros. Foi uma catarse…
Mas o mais triste foi ver que esta humilhação não resultou em nada. Apenas trocamos de técnico, como é usual fazermos de dois em dois anos. E ainda escolhemos alguém que é uma figurinha repetida, já esteve no cargo. 
Nesta semana durante um dos momentos em que tive que ouvir comentários sobre os sete a um, alguém lembrou sobre a humilhação que a Alemanha passou em 2000, quando foi eliminada na fase de grupos da Eurocopa, ao perder para Portugal por 3 a 0. Na época ficou claro que precisava-se mudar o modelo em que o futebol era organizado no país.
Uma série de medidas foram tomadas, como por exemplo, investir e tornar obrigatórias as categorias de base de times de primeira e segunda divisão. Foi montado ainda toda uma estrutura de peneiras e formação craques de alto nível. A geração que foi campeã é uma consequência disto.
Quando vejo o Dunga como a solução apresentada pela CBF, só aumenta a minha vergonha por aqui.

Liga profissional de futebol da Alemanha 

Albert Steinberger é repórter freelancer, ciclista e curioso. Formado em Jornalismo pela UnB, fez um mestrado em Jornalismo de Televisão no Golsmiths College, University of London. Atualmente, mora em Berlim onde trabalha como repórter multimídia para jornais, sites e TVs. Escreve qui todas as terças-feiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário