terça-feira, 26 de agosto de 2014

Loft ganha destaque na arquitetura brasileira

 fonte: Lugar Certo

No Loft para que o espaço se torne ainda mais aconchegante, é necessário um cuidado todo especial ao projetá-lo; confira dicas

20140815124102742231i : Loft ganha destaque na arquitetura brasileira
Um verdadeiro estilo de morar. Com este conceito surgiram, nos anos 1970, os lofts, caracterizados pela ausência de paredes para delimitar espaços. Preferidos pelos artistas nova-iorquinos em busca de um custo de vida mais acessível, os lofts agradaram os descolados da época, atravessaram gerações e continuam mais atuais do que nunca.
A tendência das famílias menores e até mesmo de pessoas que vivem sozinhas fazem com que a procura por esse partido arquitetônico cresça, como observa a arquiteta Estela Netto. “A pessoa que mora sozinha não quer uma casa compartimentada, na qual usará apenas 20%, 30% dela; ela vai querer usar todos os ambientes da residência.
Se mora com alguém, quer conviver mais com aquela pessoa, com os amigos. Assim, espaços que são conectados a ponto de chegar num só (que é o conceito do loft mesmo) são os ideais.”
20140815124120498622u : Loft ganha destaque na arquitetura brasileira
Para que o espaço se torne ainda mais aconchegante, é necessário um cuidado todo especial ao projetá-lo. “Como no loft os espaços são integrados, a decoração deve ser fruto de um projeto minucioso. Isso porque espaços mais amplos precisam de um esforço maior para se tornarem aconchegantes. Ao mesmo tempo, a chance de errar é grande, pois se a decoração de cada ambiente não for harmonizada e balanceada o ambiente certamente ficará poluído e dará outra sensação que não a amplitude”, explica a arquiteta Marina Dubal.
Mesmo com essa especificidade, o loft permite liberdade quando o assunto é escolha da decoração. “Qualquer estilo é possível no loft, depende de cada cliente e cada estilo de vida. Originalmente, esse partido arquitetônico estava ligado aos estilos mais contemporâneos, urbanos e minimalistas. Mas atualmente nada impede que pessoas com o gosto mais clássico possam ter um loft”, explica Marina.
De acordo com Estela, o desafio ao se pensar em um loft é detalhar a marcenaria de forma adequada. É preciso criar soluções para guardar todos os itens que fazem parte de espaços como lavanderia, quarto, banheiro e cozinha, sem, no entanto, deixar o loft recheado de informação. Por outro lado, a busca pelo esteticamente perfeito não pode fazer com que o local seja inabitável, a ponto de não pode ter à mão tudo o que deseja. “Essa medida em ser funcional e aceitável esteticamente é a grande questão do loft”, finaliza Estela.

Fonte: Lugar Certo – Folha de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário