Por Rafael Ivanhes
Networking é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.
Essa nossa rede de contatos pode ter diversas origens: familiares, amigos, amigos de amigos, colegas de trabalho, conhecidos, pessoas que somos apresentados, pessoas que conhecemos por acaso (ex: na fila do banco, do mercado) entre outros. São todos de suma importância para nosso crescimento pessoal, profissional e para nossas experiências de vida. Para te ajudar mais rumo ao sucesso e destaque vou lhe mostrar como expandir seus contatos e extrair o melhor deles.
Para praticar o networking é preciso primeiramente definir qual é exatamente o objetivo perseguido e qual a mensagem que será comunicada à rede de contatos. Todos os contatos, de uma maneira ou de outra, podem ser fontes de informação e importantes veiculadores de ideias. Quanto mais pessoas conhecemos, quanto mais circulamos, maiores as chances das oportunidades aparecerem.
Algumas opções de onde obter mais contatos são:
- Eventos sociais
- Aniversários, casamentos
- Confraternizações
- Associações comerciais
- Igrejas / seitas
- Clubes
- Cursos
- Escola / Faculdade
- Palestras
- Redes sociais como o Facebook, Twitter e Google +
- Fornecedores
- Vendedores que vão até sua empresa podem ser grandes contatos pra você também
Já tive diversos casos em conversas com amigos de meus amigos, falar sobre meus negócios e realizar vendas. O mesmo aconteceu na faculdade, com o caixa de um banco, em eventos sociais e muito em rede sociais, onde em massa, as pessoas sabem o que você faz. Quando temos algo em comum com a outra pessoa, as barreiras vão desaparecendo e favorecendo os laços de amizade, negócios e um relacionamento positivo. Aproveite isso e tente descobrir o que a pessoa tem em comum com você no início da conversa.
No caso de eventos, que é um lugar onde você terá diversas oportunidades de fazer contatos novos, para ser bem visto, por exemplo, vista-se bem (digo adequadamente, e não grifes), sorria, fale com muitas pessoas, perca a timidez, tenha um aperto de mão firme, seja legal, seja simpático, mas jamais seja artificial ou transparecer o que você não é. Enfim, aja com naturalidade, troque cartões de visitas. Outra dica: quando você é convidado para um evento, procure saber quem estará lá e o que essas pessoas fazem. Isso vai te deixar mais preparado a realizar contatos, e claro, negócios.
Vale a dica ainda se tratando de eventos e confraternizações: evite pessoas alcoolizadas, de má-fama ou negativas. Cuide também de seu comportamento e postura.
Quanto ás redes sociais, também é válido sair de trás da tela e tomar um café pessoalmente. Ás vezes é mais importante e tem mais valor. Tenha equilíbrio nisso. Claro que a rede social pode ser o início de um networking, se estender para conhecer pessoalmente ou fechar negócios. Dentro dela, o mundo fica pequeno e facilmente temos amigos de todo canto do Brasil e de fora. Também já tive experiência de realizar negócios com outros países graças a internet. Não só as redes, mas podemos usar skype, whatsapp que são aplicativos que facilitam esses contatos. Você deve saber usar positivamente a seu favor.
E vale lembrar: é mais importante manter o contato do que apenas fazê-lo. A sua reputação de agora pode definir o seu futuro.
O networking e seu sucesso vão depender também de sua postura, como você fala e o que fala. É como vender. De uma forma ou de outra você está se vendendo, portanto, saiba bem aquilo que você busca, o que você é, saiba tudo sobre o que você tem a oferecer as pessoas.
Crie a sua rede de contatos e mantenha sempre contato com todos, para que não tenha que começar do zero de novo. E sirva também! Não corra atrás de seus contatos somente quando precisar.
Uma última reflexão: Quantas pessoas conhecem você? Isso dará uma resposta de como anda o seu networking,
Boa sorte, bons negócios e que as oportunidades se abram para você!
Rafael Ivanhes
Nenhum comentário:
Postar um comentário