quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Cartas de Nova Iorque: O fim da era Bloomberg e a escola de Blasio


Luisa Leme
Neste ano novo, uma mudança foi certa em Nova York: com a chegada de 2014, a cidade também ganhou um novo prefeito. É o fim da era Bloomberg.
Antes de ser juramentado por Bill e Hillary Clinton nessa semana, o novo líder da cidade Bill de Blasio anunciou um dos sinais mais concretos para o fim desta era: a novachanceler das escolas públicas.
O cargo funciona como um “ministro da educação para a cidade”, e representa a filosofia do prefeito diante do setor. Bill de Blasio escolheu Carmen Fariña para a tarefa: a primeira professora com experiência no sistema a ganhar o cargo em 14 anos. A educadora que estava aposentada após trabalhar como professora, diretora e vice-chanceler por décadas, personifica as propostas de Blasio durante sua campanha sobre uma Nova York dividida em duas cidades.
O novo prefeito prometeu acesso universal à creches até os quatro anos de idade, programas extra curriculares para o ensino fundamental, e o fim de avaliações focadas em testes padronizados – um incômodo que tem unido pais nova-iorquinos, ricos e pobres.

Carmen Fariña e o novo prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio

Durante o anúncio sobre o cargo, Fariña, filha de imigrantes espanhóis, falou sobre a reavaliação de várias políticas da era Bloomberg, e disse que mudanças devem acontecer em conjunto com as pessoas e não de maneira arbitrária, prometendo mais dialogo com pais da cidade.
Em perfeito espanhol (mais uma novidade em comparação ao espanhol do prefeito Bloomberg, que gerou até humor no Twitter) ela prometeu que as escolas de Nova York não iriam negar o valor de duas línguas e outras culturas, e que além de aprender fatos para uma prova, alunos “devem aprender a pensar para viver a vida”.
Durante mais de uma década, Mike Bloomberg mudou muita coisa no sistema educacional e várias de suas políticas públicas tornaram-se modelo nacional. Explicando em uma insuficiente linha, Nova York é pioneira em priorizar a performance de alunos em testes de matemática e leitura para determinar a qualidade de professores em sala de aula e escolas como um todo.
A performance nos testes acaba determinando a qualidade das escolas e decisões sobre onde verbas públicas devem ser aplicadas – gerando um debate mais do que polêmico que também está presente hoje no Brasil.
Durante a prefeitura de Bloomberg, muitas escolas da cidade foram fechadas por receber uma nota baixa, dando espaço a escolas menores, mais segmentadas (e com processo seletivo), e instituições charter – escolas que funcionam com dinheiro público mas são administradas por instituições privadas muitas vezes dentro do prédio de escolas que foram fechadas. O resultado é que estudantes que não têm bons resultados nos testes acabam ficando em escolas públicas que não recebem tantos recursos e muitas vezes são fechadas.
Blasio e Fariña querem acabar com o sistema de avaliação que dá notas para as escolas. A nova administração não vai poder mudar todo o sistema, já que o foco em testes padronizados depende de leis estaduais e federais. Mas o plano é tomar decisões distintas das de Bloomberg. O próximo ano letivo só começa em setembro por aqui, mas as escolas de Nova York serão com certeza diferentes em 2014.

Luisa Leme é jornalista e produtora de documentários. Passou pela TV Cultura e TV Globo em São Paulo, e pelas Nações Unidas em Nova York. Mora nos Estados Unidos há sete anos e fez mestrado em relações internacionais na Washington University in St. Louis. Escreve aqui sempre às quintas-feiras. Mantém o blog DoubleLNYC com imagens e impressões sobre Nova York. Twitter: @luisaleme

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