Revitalização conserva história e cria espaço de convívio
Parte da história de Porto Alegre, a área de 300 metros quadrados na esquina das ruas Padre Chagas e Félix da Cunha, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi revitalizada pela Urbana Arquitetura, precisamente pelas arquitetas Taís Lagranha Machado, Cláudia Paupério Titton e Mariana Soldan Hugo.
O espaço, batizado de Pátio Ivo Rizzo, foi residência e depois sede de empresa familiar e agora é uma área de convívio. Para melhor explorar a localização estratégica do terreno, tornar o local mais acolhedor e incentivar a permanência dos frequentadores, as profissionais criaram ambientes públicos de estar e contemplação. O resultado foi um projeto contemporâneo:
– Nossa intenção foi criar uma praça seca, um lugar aberto para o convívio das pessoas e que também pudesse ser usado em eventos – explica Mariana, lembrando que o caminho de pedras portuguesas forma um eixo em meio ao piso preexistente de basalto, convidando o público a entrar.
Tombada por iniciativa de Ivo Alexandre Rizzo, a construção de 1925 abriga hoje uma série de empreendimentos comerciais. No anexo de 105 metros quadrados, onde outrora ficava localizada a garagem da residência, se encontra uma casa de sucos. Esta área também passou por intervenção do trio de arquitetas.
Dois ambientes comportam mesas e bancadas para lanches rápidos, com lugar para mais de 60 clientes sentados. Os tons verde e laranja predominantes remetem ao logotipo da lancheria de produtos naturais.
Como a cultura da casa de sucos é de que o cliente faça o seu pedido no balcão para depois aguardar na mesa, as profissionais optaram por deixar a entrada livre de elementos que dificultassem a passagem.
No lounge com deque de madeira, pufes e futons revestidos de tecido branco com capa de plástico convidam o visitante ao descanso sob as árvores, no conjunto arquitetônico do bairro Moinhos de Vento.
FONTE: Pense Imóveis (ZH)
FONTE: Pense Imóveis (ZH)
Nenhum comentário:
Postar um comentário