Por Enrico Cardoso em 24 de outubro de 2013
Ser um grande líder é difícil. Muitas vezes é muito simples, como por exemplo não dizer coisas estúpidas.
Dito isso, aqui estão as principais coisas que um líder nunca deve dizer.
#1. “Não me traga nenhuma surpresa”
Nós ouvimos o tempo todo essa frase e você pode já ter dito algo parecido para a sua equipe.
Quando você diz muitas vezes para que as pessoas não lhe tragam nenhuma surpresa, elas simplesmente não lhe trazem nenhuma notícia ou surpresa ruins. Mas as pessoas não saem por aí procurando surpresas ruins.
No final das contas, ao dizer isso, você só vai se afastar da sua equipe. As pessoas vão começar a jogar os problemas para baixo do tapete, porque você pediu que eles não trouxessem surpresas.
Afinal de contas, mesmo dizendo para as pessoas não lhe trazerem más notícias e surpresas, elas vão surgir.
Quando as pessoas escondem os problemas de você, temos uma bomba relógio pronta para explodir a qualquer momento.
Se você estiver preocupado com a previsibilidade e consistência do negócio, faça um favor e não tente se esconder das surpresas ruins. Experimente o oposto.
Que tal dizer as pessoas: ao primeiro sinal de problemas ou surpresas desagradáveis, fale comigo imediatamente. Dessa forma você terá uma chance de controlar as coisas.
#2. “Se você fosse um animal, qual animal seria?”
Ou, “que livros te influenciaram quando você era criança?”, ou “qual a sua cor favorita?”.
Na verdade, evite qualquer pergunta que você acredite que fornece alguma introspecção profunda que o faça chegar a alguma conclusão.
Essas perguntas pseudo-psicologicas são totalmente sem sentido e não acrescentam nada na conclusão de que um candidato está apto para preencher a sua vaga.
Se você precisa perguntar alguma dessas perguntas irrelevantes e inúteis para a sua própria paz de espírito, vá em frente. Só não confunda isso com as perguntas feitas em uma entrevista de emprego eficaz.
#3. “Não é nada pessoal”
Sério? Você está falando sobre uma pessoa, sobre o trabalho dela, modo de vida, ideias, competências, escolhas, esforço, trabalho e diz que não quer que as pessoas levem o que você vai dizer pro lado pessoal?
Que tal para a cada pessoa que trabalha com você um passe livre por uma semana para fazer o que eles quiserem e gostarem, livre de comentários sobre o que fazer, o que dizer, independente de qualquer coisa, dizendo que não vai levar nada disso para o lado pessoal?
Se você não acha que trabalhar com pessoal é algo totalmente pessoal, talvez seja melhor pensar em uma carreira solo, como um apicultor: eles realmente não levam as coisas para o lado pessoal.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 things a Great Leader Would Never Say”, da Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário