sábado, 13 de julho de 2013

Cartas de Buenos Aires: “La cumbia, no La Cumparsita”


Gabriela Antunes
Esqueça Astor Piazzolla e Carlos Gardel. E não espere escutar La Cumparsita. Imagine o velho “mullets”, extinto no Brasil desde que Chitãozinho e Xororó optaram por um “look” mais moderno, e o tecladinho, ou melhor, usando uma palavra mais em voga nos anos oitenta, pense em um órgão. Agora adicione passinhos coordenados, a batida frenética dos tambores e maracás e as letras de duplo sentido ou explicitamente românticas.
“É som de preto, de favelado, mas quando se toca, ninguém fica parado”, diz a letra do funk que faz balançar os morros cariocas. Pois bem, aqui, como no Brasil, nem sempre o som do povo é algo do tipo a nona sinfonia de Beethoven. Aqui, o negócio é um ritmo que, talvez pelas barreiras linguísticas, ainda não chegou ao Brasil: a cúmbia.
A cúmbia não é exclusividade argentina. Teria nascido na Colômbia colonial e se espalhado por toda América Latina.
Na Argentina, desbravou décadas de um romantismo naif, encarnado por cantores como Rodrigo e Gilda. Gilda foi tão popular que, quando faleceu precocemente em 1996, aos 34 anos, em um violento acidente, ganhou status de santa.

Gilda, cantora argentina

Mais tarde, com bandas como Flor de Piedra, recebeu letras parecidas ao funk, refletindo o dia a dia das zonas mais pobres da capital. Violência, sexo e drogas invadiram o que ficou conhecido de cúmbia villera.
Exclusivamente argentina, a cúmbia villera, nascida no ventre das “villas” (favelas) da capital, chegou a assustar o Governo que, em 2004, acusou o ritmo de contribuir para o aumento da criminalidade no país. A discussão é a mesma que acontece por aqui, com relação à agressividade das letras do funk carioca: as canções refletem o dia a dia de violência e delito das comunidades mais pobres ou fomentam a criminalidade?
No ano passado, o Governo de Buenos Aires proibiu o uso de equipamentos de estéreo sem fones de ouvido no transporte público. Aos poucos, vai morrendo a figura vestida de nike, boné ao contrário e radinho no máximo volume que entrava desafiante com sua cúmbia villera no trem, metrô ou mesmo no ônibus.
A cúmbia, que nunca deixou de flertar com as classes mais altas, vai invadindo a nova cena alternativa local. Sábado à noite, em Palermo, um dos bairros mais elegantes e emblemáticos da capital, milhares de jovens se reúnem em uma discoteca para esperar um dinossauro brega, a banda “Amar Azul”, e dançar ao som de hits como “Polvito del amor” ( ou Pozinho do amor). Rendem-se ao ritmo nostálgico de um som que não exala charme como o tango, não tem a elegância dos sapatos arrastados, mas, graças a ele, os argentinos estão se movendo nas discotecas, das mais ricas às mais humildes da capital.

Gabriela Antunes é jornalista e nômade. Cresceu no Brasil, mas morou nos Estados Unidos e Espanha antes de se apaixonar por Buenos Aires. Na cidade, trabalhou no jornal Buenos Aires Herald e mantém o blog Conexão Buenos Aires.

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