quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto de lar destaca grandes artistas


Mistura de referências enquadra acervo

11/06/2013 | POR REDAÇÃO; FOTOS ROMULO FIALDINI

  (Foto: Romulo Fialdini)
É comum peças de arte se encaixarem em projetos de interiores. No caso deste apartamento dúplex no bairro paulistano dos Jardins, a ordem parece ter sido subvertida. O melhor exemplo está na sala de estar, em que o destaque é uma importante pintura de Emiliano Di Cavalcanti. Além de uma boa visibilidade para sua extensa coleção de arte, o casal proprietário do imóvel pediu ao arquiteto Jorge Elias, responsável pela reforma do lar, que criasse uma composição clássica, mas que contasse com elementos atuais e modernos.
O acervo de obras de arte não só ocupa posição proeminente na decoração, como conta com nomes de peso. Junto a Di Cavalcanti, figuram por todo o apartamento peças de artistas como Salvador Dalí, Bruno Giorgi e Vasco Prado. Os moradores - empresários no ramo da moda e apreciadores de arte -, pautaram o visual do novo lar na paixão que cultivam há anos.

Apesar de sofrer alterações com a reforma, a planta do apartamento, original da década de 1970, manteve a distribuição clássica que privilegia a simetria. Essa característica foi imitada pela decoração, fato muito claro na disposição das peças nas salas de estar e jantar. Segundo a determinação dos donos, há elementos de toada mais moderna nos ambientes, a exemplo do tapete azul e branco da sala de estar, desenho do próprio Jorge Elias. O profissional conseguiu, por meio de artifícios diversos, criar uma ambientação que destaca o acervo, ao mesmo tempo em que mistura personalidades e tempos variados, subjugados ao esquema de cores de azul, branco e vermelho.
Outro aspecto que fala alto nessa decoração é o luxo. Escolhas extremamente chiques surgem pelo espaço, como o aparador estilo Luís XIV, do século 19, junto à pintura protagonista da sala de estar. Outros representantes são a luminária pendente Baccarat, também do século 19, acima da mesa de jantar, além da boiserie vermelha e os objetos de chinoiserie nesse mesmo ambiente. O espaço, unido à sala de almoço, revela outro desejo do casal – o de ambientes integrados, ideais para receber.
  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

  (Foto: Romulo Fialdini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário