quarta-feira, 12 de junho de 2013

O preço da excelência é a revolução de dentro pra fora


  
06. excelência
Faça apenas uma coisa um pouco melhor e terá uma mudança substancial em seus resultados, faça a mesma coisa com excelência,  e verá uma verdadeira revolução em sua própria vida.
Atualmente as empresas têm exigido dos profissionais, melhor desempenho e resultados acima da média, e isso,  só se consegue fazendo as coisas com excelência. Fazer as coisas com excelência não é uma questão de preciosismo, mas de uma necessidade primordial para todos que querem alcançar níveis de realização cada vez maiores.
Como nos tornamos excelentes? Alguns estudos mostram que é preciso praticar durante 10 anos,   8 horas por dia,  para se chegar a um nível de excelência e maestria naquilo que fazemos. Atletas como Tiger Woods , Michael Jordan, Leonel Messi, César Cielo, entre outros,  tiveram que treinar e treinar para se tornarem os melhores em sua área.
Entretanto, é preciso observar que existe um fato que poucos se atentam, e que é completamente desprezado; que o treinamento representa apenas 20% do potencial de um profissional, seja a área que for.
A psicologia do sucesso
O treinador Anthony Robbins diz que o sucesso é 20% estratégia, que envolve, treino, estatísticas e a repetição sistemática de qualquer ação.  Mas 80% do sucesso pessoal e profissional tem a ver com os aspectos psicológicos da pessoa. A psicologia está ligada à capacidade da mente em conseguir a manutenção dos estados emocionais durante o processo de crescimento e de execução de determinadas ações. Precisamos, inevitavelmente,  fazer uma reforma de dentro pra fora, para fortalecer nossa mente para o sucesso. Evitando, assim, que seus esforços caiam por terra quando as primeiras dificuldades surgirem. Abaixo listo 4 estratégias para melhorar seu desempenho na busca pela excelência.
01. Decida ser excelente.
A primeira coisa a fazer é querer ser e fazer melhor. Mesmo sabendo que apenas isso não basta, é preciso, primeiramente,  tomar a DECISÃO de fazer o que quer seja muito (MUITO) melhor do que do que você vem fazendo atualmente. Não importa o que seja, decida fazer melhor! Crie em sua mente a imagem dos resultados que quer alcançar em sua vida e siga firme nessa direção.
02. Seja sincero com você mesmo.
É preciso saber em qual nível você se encontra atualmente. É preciso olhar no “espelho da mente”, para ver se aquilo que você está fazendo é resultado do seu melhor desempenho. Senão for, será preciso fazer a tão (temida) desejada revolução, e essa revolução começa de dentro de você. Steve Jobs, o fundador da Apple, sempre preferiu fazer o melhor produto e entregar a melhor experiência aos seus clientes, e com isso, transformou a Apple na maior empresa do mundo. E você? Em que nível pretende chegar? O que você está fazendo para ser o melhor do mundo na sua área?
03. Pare de dar desculpas
Sempre haverão motivos para não fazer o que precisa ser feito, mas é preciso lembrar que a vida é um eterno resolver problemas, e isso só se faz, olhando para o que pode ser feito, ao invés, do que não pode ser feito.  É claro que é muito mais fácil não fazer, do que fazer, mas você já sabe o resultado de não fazer; não alcançar aquilo que você quer. Lembre-se; onde há desculpas não há resultados que valham a pena.
04. Não aceite menos do que aquilo que você pode oferecer
Esse é um ponto fundamental, pois é ai que muita gente acaba fazendo um trabalho muito abaixo do seu verdadeiro potencial. Nesse ponto você precisa trabalhar seu lado psicológico, pois muitos não acreditam que possam fazer melhor, tem baixa autoestima e nem sequer arriscam expandir suas capacidades para realizar alguma coisa extraordinária. Não aceite o que os outros dizem, sobre como as coisas são difíceis e o melhor é fazer o básico para garantir seu salário, emprego, e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário