segunda-feira, 4 de março de 2013

Financeira lança hipoteca pré-aprovada de até 60% do valor do imóvel



por TONI SCIARRETTA


Emprestar dinheiro dando a casa como garantia. Desabituado com a modalidade hipotecária de crédito, o brasileiro costuma se assustar com uma das formas de financiamento mais populares do mundo. Para bons pagadores, no entanto, a hipoteca permite levantar dinheiro com juros baixos.

A Brazilian Mortgages, empresa do grupo PanAmericano (sociedade do BTG Pactual com a Caixa Econômica Federal) lançou uma hipoteca com crédito pré-aprovado de até 60% do valor do imóvel, que fica alienado em nome do banco.

Editoria de Arte/Folhapress
A pessoa usa o dinheiro quando quiser e se, de fato, precisar. As taxas de juros são de 1,10% ao mês mais a correção pelo IGP-M --menor do que o crédito pessoal, que têm juros acima de 3%, e do que o consignado, com taxas entre 1,5% e 2,5%.

Nas demais hipotecas, o dinheiro é liberado imediatamente após o processo de análise e alienação do imóvel, que sai em uma semana. Se a pessoa precisar de mais dinheiro, tem de repetir todo o processo de novo.

Especializada em financiamento imobiliário, a BM foi pioneira no país a trabalhar com hipotecas ainda em 2007. Desde então, já emprestou mais de R$ 1 bilhão.

"Não se trata de um cheque especial para emergências. É um dinheiro para se usar em oportunidades de negócio. Percebemos que o cliente usa esse dinheiro com sabedoria. É para estudar, investir num negócio da família... Ele coloca um dinheiro que está imobilizado a serviço dele", disse Fabio Nogueira, diretor da Brazilian.

Além da BM, fazem hipoteca de imóveis o Santander, o HSBC, a Caixa e as companhias hipotecárias Barigui e Intermedium. Todas trabalham na modalidade clássica de liberação imediata.

Com exceção do Santander, que só tem taxa prefixada, os demais trabalham com juros pós-fixados, em que incidem um corretor da inflação como IGP-M, IPCA e a TR. HSBC e Caixa não trabalham com taxas fixas.

Para Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito, site que permite comparar taxas, a hipoteca é uma boa opção para quem tem um imóvel já quitado com saldo devedor de menos de 30%.

"A principal característica está na possibilidade de se tomar um empréstimo com taxas de juros baixas e levantar um valor maior do que se conseguiria em linhas tradicionais. Vale também para quem precisa vender um imóvel rapidamente. Nesses casos, o refinanciamento é uma maneira de vender o imóvel sem pressa, podendo esperar uma proposta mais compatível com o valor de mercado. O principal perigo está no caso de quem não tem disciplina financeira", disse Prata.
Fonte: Folha Online - 04/03/201
3

Nenhum comentário:

Postar um comentário